Entre perdas, dores, sustos e nascimento, a família de dona Orlanda Naue celebra a chance de estar reunida
Se você pudesse escrever uma cartinha, um recado, que fosse chegar aos olhos e ouvidos de sua mãe, qual mensagem escreveria? Essa foi a campanha da Arauto FM para instigar a participação dos ouvintes neste Dia das Mães, a escreverem uma carta para a sua mãe. Dentre centenas de participações repletas de emoção, a ganhadora, revelada neste domingo especial de 11 de maio, foi escrita por Joelma Naue, moradora do bairro Várzea, em Santa Cruz. Sem saber que havia sido a carta vencedora, ela, a irmã Maristela e mãe Orlanda receberam o Portal Arauto para falar da própria história vivida nos últimos cinco anos, que misturou perda, sustos, saúde frágil, enchente, nova vida. E está conectada pelos corações.
Isso porque Marisane, gêmea de Maristela, foi diagnosticada com miocardite, uma inflamação que ocorre no miocárdio, como é chamada a parede do coração. Ela estava com 28 anos e o problema cardíaco a conduziu para a fila de transplante, onde aguarda o novo órgão. Junto da descoberta veio a pandemia da Covid-19, e enquanto Marisane intercalava dias em casa e muitos outros na UTI, havia todo o temor pelo desconhecido da pandemia. E se ela contraísse? E se algum familiar tivesse? Levou um tempo até abrandar, mas não tempo suficiente para a família relaxar.
Porque meses depois, foi a matriarca da família Naue que apresentou problemas no coração. Era o popular coração grande. Joelma entrou em ação novamente amparando a mãe, num ir e vir constante do hospital, assim como a irmã. “Estávamos todos isolados, com medo, um se agarrou no outro”, recorda. E com o tratamento adequado, ambas estabilizaram.

ORLANDA E OS FILHOS | ACERVO PESSOAL
Até que a base da família ficou abalada profundamente. Seu Darci, marido de dona Orlanda e pai dos quatro filhos: Joelma, Joelmir, Marisane e Maristela, que se divertia jogando cartas de tarde, ao deitar para dormir naquele 5 de outubro de 2023, não mais levantou. Mais uma vez, o coração. Com um infarto fulminante, ele não resistiu.
Joelma, que escreveu a carta para a promoção da rádio, falou do quanto os papéis na família se fundem, se misturam, numa relação em que uma cuida da outra. Foi assim desde muito jovem, quando aos 12 anos sua mãe deu a luz às gêmeas e a mais velha foi inserida nos cuidados. A maturidade foi adquirida pela necessidade. “Larguei das bonecas de brinquedo para cuidar das de verdade. E isso tudo me moldou, com amor incondicional de mãe. Porque a minha definição de mãe é saber amar incondicionalmente”, destaca Joelma.
A água foi implacável
Moradoras do Várzea, em Santa Cruz do Sul, bairro que tradicionalmente sofre quando chove forte, não seria diferente na histórica enchente de maio de 2024. A água subiu e quase atingiu o forro da moradia de dona Orlanda, sobrou a carcaça da casa. “As fotos, pertences de uma vida inteira se foram”, contou a matriarca, aos 69 anos, lembrando que guardava até o vestido do próprio batizado. Na casa de Joelma, a poucos metros da mãe, conseguiu salvar a geladeira. Na confeitaria em anexo, inaugurada dois anos antes, sobraram as mesas de inox. De resto, fica na lembrança. Mas a família atravessou mais essa e, de quebra, Orlanda superou uma dengue hemorrágica ao mesmo tempo.
Era hora do jogo virar. A boa nova veio em junho do ano passado. Foi através do sonho que o falecido pai, Darci, anunciou para a filha Maristela que estava grávida. O teste no dia seguinte confirmou e um raio de alegria invadiu a família, contou Joelma. Mas nem tudo são flores, de novo. Dessa vez, a falta de ar passou a acompanhar a gestante e depois do nascimento de Davi, saudável e forte, a nova mamãe apresentou até inchaço na perna. Passaram cinco dias do nascimento do filho, a mãe foi levada às pressas com insuficiência respiratória para a UPA e de lá para o hospital. Em 10 minutos, a decisão urgente: era preciso entubar Maristela para salvá-la. O diagnóstico: miocardite pós-gestação. Ela conta que o coração cresceu durante a gravidez, o que levou a esse quadro, hoje sendo tratado.
Entre perdas, sustos e novas vidas ou novas chances, elas aprenderam a dar valor às coisas simples da vida. Uma cuidando da outra, sendo mães e filhas ao mesmo tempo. O presente para este domingo? Um só: celebrar o Dia das Mães estando juntas.
Quer ouvir a carta que Joelma escreveu para sua mãe, Orlanda? Assista aqui.
A promoção Uma Carta para minha Mãe, da Arauto FM, foi abraçada por Aline Bergmann Óticas, Mercado das Flores Independência, Datélli Santa Cruz do Sul, AJAD Linha Home Care e Profissional, Casa de Carnes Zé Rosado, Sayonara Tour, Supermercados Tischler Vale do Rio Pardo, Fernanda Angnes: Clínica de Saúde e Bem-Estar!, Afubra Ana Nery e Dana Presentes.
Notícias relacionadas

Torneio de Integração do Colégio Mauá promove espírito esportivo e conexão
Evento ocorre entre os dias 12 e 30 de maio. Abertura oficial será dia 20, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo, do Parque da Oktoberfest

Comissão organizadora anuncia edição histórica da Fenachim para 2026
Festividade vai ocorrer de 30 de abril a 10 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão

Antiga Estação Férrea passa por melhorias e vai sediar biblioteca da Academia de Letras
Reformas incluem pintura dos vagões, limpeza e reorganização das salas, nova iluminação e construção de rampa para adentrar o vagão com acessibilidade

Encontro Regional de Corais será realizado durante a 17ª Fenachim
Evento será a partir das 14h, no Chimarródromo