Rito começou nesta quarta com missa solene; cardeais estão isolados e seguem tradição milenar sob sigilo absoluto
O Vaticano deu início nesta quarta-feira (7), ao conclave que definirá o próximo líder da Igreja Católica, após a morte do Papa Francisco no último dia 21 de abril. A cerimônia que marca o começo da eleição começou com a tradicional missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, celebrada na Basílica de São Pedro e presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re. A liturgia reuniu os 133 cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos, representando 70 países, que agora estão reunidos na Capela Sistina em completo isolamento.
Após a missa, os cardeais caminharam em procissão até a Capela Sistina, entoando o canto “Veni Creator Spiritus”, em invocação ao Espírito Santo. Ali, cada um jurou manter absoluto sigilo sobre as deliberações do conclave, como manda a tradição. Para garantir a confidencialidade, todos os aparelhos eletrônicos foram recolhidos e a Capela recebeu bloqueadores de sinal.
O processo eleitoral prevê até quatro votações diárias. Para que um novo papa seja eleito, são necessários dois terços dos votos, ou seja, 89 dos 133. Ao final de cada rodada, as cédulas são queimadas: se a fumaça que sair pela chaminé for preta, indica que ainda não houve consenso. Se for branca, acompanhada pelos sinos da Basílica, será o anúncio oficial de que o novo pontífice foi escolhido.
Entre os nomes mais citados nos bastidores estão cardeais com atuação global, como o italiano Pietro Parolin, o filipino Luis Antonio Tagle, o francês Jean-Marc Aveline, o latino Pierbattista Pizzaballa e o italiano Matteo Zuppi, conhecido por seu perfil pastoral e diálogo com movimentos sociais. A expectativa é de que o novo papa mantenha o espírito reformista de Francisco e dialogue com os desafios modernos da Igreja.
Notícias relacionadas

Mais de 80 benefícios do Bolsa Família foram bloqueados em Santa Cruz
Cancelamento faz parte de um levantamento detalhado dos cadastros vinculados ao Cadastro Único

Almoço de domingo
É Dia das Mães. Permita-me compartilhar uma saudade, uma lembrança, uma memória.

Por Daiana Theisen

Rua que registrou atropelamento com morte pode receber redutor de velocidade em Santa Cruz
Em março, uma mulher de 61 anos foi atingida por um carro

Datelli reabre em Santa Cruz com aposta em sofisticação e couro legítimo
Loja está localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 378, sob comando do empresário Rodrigo Dementshuk