Cultura e Entretenimento

Filme produzido em Venâncio Aires será exibido em Santa Cruz

Publicado em: 08 de maio de 2025 às 09:00
  • Por
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Curta-metragem aborda a intolerância religiosa

    O curta-metragem Okàn Ijó, filmado em diversos locais de Venâncio Aires, terá uma exibição gratuita em Santa Cruz do Sul, através de uma parceria com o Clube Amigos do Cinema. A produção do roteirista e diretor venâncio-airense, Sérgio da Rosa, foi lançado, oficialmente, em evento no dia 17 de abril.

    O filme aborda a intolerância religiosa a partir da relação de pai e filha. O pai, que é pastor, é interpretado por Adriano Conceição, e a filha, que é de Umbanda, ganhou vida por Jaqueline Santos. Para o diretor, a exibição em Santa Cruz é uma oportunidade de levar o curta-metragem para mais pessoas.

    “É muito importante poder sentir o olhar e as reação do público diante de uma história que é tão real nos dias de hoje. Esse filme não é só uma obra de arte, ele é também um instrumento de luta racial”, destaca. “Precisamos falar sobre intolerância religiosa, esse crime que vem destruindo muitas casas e pessoas, e dar vida a uma história tão intensa sobre é fazer o cinema cumprir seu papel racial e social”, complementa Rosa.

    A atriz santa-cruzense, Aline Silva, participou da produção. Ela salienta que nasceu em uma família plural e que a temática de Okàn Ijó é atual. “Quando soube da temática o desejo em fazer bem feito só aumentou. Para mim é muito claro, se não é a minha crença, respeito e ponto. Mas trazer para as telas é fundamental, para que as pessoas conheçam, compreendam e aceitem as diferenças”, pondera.

    A produção tem financiamento da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Venâncio Aires. O elenco é composto por artistas negros da Capital do Chimarrão, Santa Cruz e Porto Alegre. A sessão realizada em Santa Cruz será no dia 13 de maio, às 19h30min, no Sindibancário e tem entrada gratuita. A produção é livre para todas as idades.