Evento produzido em uma parceria da Associação Pró-Cultura com o Movimento 4Black apresentará uma Instalação Artística em Santa Cruz
A Instalação “Fitas e Frestas” ocupará a Casa das Artes em Santa Cruz do Sul. Ação Cultural propõe uma experiência única de conexão, reflexão e valorização da história e da potência do povo negro.
Em parceria com o Movimento 4Black, a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul apresentará “Fitas e Frestas: Conexão e Potência Negra”, uma Instalação Artística, idealizada pela embaixadora do Movimento 4Black, que convida o público à interação por meio de elementos simbólicos, música e ambientação, promovendo um espaço de acolhimento, pertencimento e representatividade.
A ação de curta duração acontece ao longo do dia 10 de maio, gratuita e livre para todos os públicos, na data do evento Conexão Black. A Instalação Artística Cultural “Fitas e Frestas: Conexão e Potência Negra” integra a programação da 3ª edição do Conexão 4Black.
A proposta é que a experiência se expanda para além do espaço físico da Casa das Artes, reverberando na cidade como um convite à escuta, à memória e ao fortalecimento de narrativas negras.
Exclusivamente para a Instalação, o artista visual Digo Tibano produzirá inloco uma obra inédita
inspirada na temática.
A consciência de que é fundamental ocupar a Casa das Artes como um espaço catalisador cultural da comunidade e da história de Santa Cruz do Sul foi o que incentivou a presidente da Associação Pro-Cultura Carolina Knies a convidar os membros do Movimento a idealizarem a Instalação. Além da própria presidente, os artistas que também compõe a diretoria também contribuíram ativamente com o projeto e execução da ação. A atual Gestão tem a missão de impulsionar as mais variadas manifestações artísticas na programação da Casa das Artes Regina Simonis. “Ao propor uma Instalação Artística inédita e exclusiva alcançamos um objetivo que é realizar uma exposição para transformar: o visitante irá encontrar na Casa das Artes uma instalação potente e repleta de simbologias e significados. Totalmente imersiva, o participante será convidado a interagir com a instalação, sentir a música, e a refletir sobre a história e a potência negra dentro de um ambiente acolhedor e acessível. Sendo assim, a ação deve se multiplicar por meio da interatividade proporcionada pela proposta e se estender por toda a cidade”.
Sobre o Movimento 4Black
O Movimento 4Black surgiu em 2022, idealizado por Erik Silveira, com o objetivo de conectar, fortalecer e dar visibilidade à comunidade negra por meio de ações culturais, educativas, empreendedoras e sociais. “Acreditamos no poder do black money, na força da representatividade e no impacto transformador da valorização da identidade negra”, afirma Silveira.
Sobre a equipe de trabalho
A Instalação Artística foi idealizada pela embaixadora do Movimento 4Black, Sara Ester Paes , em parceria com a presidente e a equipe de curadoria da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul: Carolina Knies, Henrique Gonçalves, Lisiane Syperreck e Riele Kraether.
Notícias relacionadas

Candelária terá show com Turma do Pagode na Festa da Colônia
Na oportunidade, será realizada a comemoração dos 100 anos do município

Festa Evangélica anuncia novos festeiros e mudanças para a edição de 2026
Programação religiosa foi realizada nesse final de semana em Venâncio Aires

Fenachim supera expectativas e recebe 50 mil pessoas nos primeiros quatro dias de festa
Evento distribuiu mais de meia tonelada de erva-mate e serviu mais de 4 mil chimarrões ao público

Niege Oliveira é ganhadora do 4ª Concurso Culinário de Venâncio Aires
Competição ocorreu neste domingo durante a 17ª Fenachim