Esportes

Após disputa do estadual, Matilha dos Vales sonha com Campeonato Brasileiro de Flag

Publicado em: 05 de maio de 2025 às 08:30 Atualizado em: 05 de maio de 2025 às 08:45
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Reprodução/Facebook
    compartilhe essa matéria

    Competição traria visibilidade às atletas e auxiliaria no fortalecimento da equipe

    Após a disputa no Campeonato Gaúcho de Flag Football nesse fim de semana, o time Matilha dos Vales, que representa as regiões do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari, segue com sua preparação para novos desafios. A equipe agora concentra os esforços na Copa RS e na Copa Sul, duas competições de destaque da modalidade.

    Técnico de ataque, Henrique Porto explicou que o objetivo da equipe é avançar na organização e estrutura das competições. Segundo ele, a Matilha dos Vales está de olho no Campeonato Brasileiro de Flag, mas, devido aos custos envolvidos, a equipe não participará deste ano. No entanto, o foco está nas competições estaduais e regionais.

    “A Copa Sul reúne times de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e a Copa RS seria equivalente à copinha que a Federação Gaúcha de Futebol faz no segundo semestre”, explicou o treinador. Ele também destacou o trabalho em conjunto com outras equipes para fortalecer a modalidade, com foco na estruturação dos campeonatos e na captação de recursos.

    O grande sonho do Matilha dos Vales é disputar o Campeonato Brasileiro de Flag Football em 2026. Para a atleta Jéssica Rosa, essa competição representa uma grande oportunidade para as mulheres da região se destacarem no cenário nacional. “No flag, foi onde eu realmente me encontrei, principalmente após me tornar mãe. Aqui, as meninas se apoiam, e eu quero muito estar jogando o nacional com elas no ano que vem”, disse Jéssica.

    Ela acredita que a disputa em um torneio nacional dará visibilidade para as atletas da equipe, que têm o potencial de chegar à seleção brasileira ou até jogar fora do país. Jéssica também mencionou que, embora o flag football no Brasil ainda não ofereça os mesmos salários que outras modalidades, como o futebol, há possibilidades para as atletas que se destacam, especialmente nas grandes cidades como São Paulo.

    Ouça a entrevista dos representantes do Matilha dos Vales na Arauto News: