trânsito

Prefeitura estuda desapropriações de áreas para abertura de novas vias em Santa Cruz

Publicado em: 04 de maio de 2025 às 17:30
  • Por
    Emily Lara
  • Trecho na Avenida Paul Harris | Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Uma das próximas intervenções previstas é a abertura de um trecho na Avenida Paul Harris, nas proximidades da Rua Manoel Antônio de Barros e da fábrica da Heilige

    A Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul está desenvolvendo estudos voltados à abertura de novas vias na cidade, em áreas que apresentam crescimento populacional e aumento no fluxo de veículos, como a região da Linha João Alves. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário Vanir Ramos de Azevedo explicou que o objetivo é desafogar o trânsito e oferecer alternativas de deslocamento à população.

    Segundo o titular da pasta, o município já realizou praticamente todas as intervenções possíveis, como a transformação de ruas em mão única e a criação de vias rápidas. Agora, a prioridade são obras mais complexas, que envolvem desapropriações. “A gente tem um estudo de uma série de vias que, às vezes, desapropriando um terreno, você abre uma via que antes você não imaginava e desafoga o trânsito de uma forma bem considerável”, apontou.

    O secretário revelou que atualmente, a pasta trabalha com dez projetos em análise, todos relacionados à abertura de novas vias. De acordo com ele, a Administração Municipal já trabalha para iniciar as negociações com os proprietários das áreas e viabilizar os processos de desapropriação. “A gente não consegue dizer ainda quais vão ser essas vias, pois temos que avançar na negociação com os proprietários dessas áreas, chegar em um acordo em termos de preço, para podermos iniciar o processo e publicizar isso”, destacou.

    Uma das próximas intervenções previstas é a abertura de um trecho na Avenida Paul Harris, nas proximidades da Rua Manoel Antônio de Barros e da fábrica da Heilige. A obra busca corrigir um traçado com curva acentuada, facilitando o acesso e preparando a via para o aumento de tráfego previsto com a conclusão do Viaduto do Arroio Grande.

    Ouça a entrevista completa: