O espaço, que reúne dezenas de expositores da região, destaca a importância da produção local para a economia
A 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) realizou a abertura à visitação pública do tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar nesta sexta-feira, 2. O espaço, que reúne dezenas de expositores de Venâncio Aires e região, celebra a força do campo e destaca a importância da produção local para a economia e para a cultura.
Com uma variedade de produtos coloniais, como embutidos, queijos, pães caseiros, geleias, hortifrúti e artesanatos, o pavilhão oferece aos visitantes uma experiência autêntica e saborosa, conectando o público urbano com os saberes e sabores do interior. Os itens são produzidos por agricultores familiares, que têm na Fenachim uma vitrine para divulgar e comercializar seus produtos.
Durante a cerimônia de abertura, representantes da organização da festa, autoridades municipais e estaduais, e lideranças rurais reforçaram o papel estratégico da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável da região. O coordenador, Vicente Finn, salientou que o espaço é aconchegante para produtores e visitantes. “Traz um aspecto de bem-estar para quem vem comprar os produtos da agricultura familiar. Isso vai incentivando o agricultor a ele se sentir bem neste espaço e aos consumidores que vem adquirir os produtos”, destacou.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Cooprova, entidades ligadas ao setor agropecuário. Já o prefeito Jarbas da Rosa destacou a representatividade da agricultura no município. “O assunto quando se fala em agricultura, diversificação, nossas agroindústrias, nosso artesanato, ele é tão importante para Venâncio Aires que representa 30% da nossa economia que mostra que a união das nossas entidades”, ressaltou.
A presença do pavilhão na Fenachim reforça o compromisso do evento com a valorização da cultura local, da economia solidária e da agricultura sustentável. O pavilhão permanecerá aberto ao público durante todos os dias do evento, com entrada gratuita, em horário paralelo à programação geral da festa.
Notícias relacionadas

Encontro Estadual de Soberanas reúne mais de 40 cortes na 17ª Fenachim
Evento foi realizado na tarde deste sábado

Santa Cruz recebe Workshop Produz voltado aos bastidores de eventos e shows
Encontro, idealizado pela DiCastro Pro, ocorre nos dias 12 e 13 de maio

Expocande 2025 encerra com show nacional do Traia Véia; confira a programação
Evento segue até domingo em Candelária

Semana Municipal do Hip Hop movimenta Rio Pardo com arte urbana e música
Programação ocorre entre os dias 12 e 17 de maio