Mutirões de limpeza são realizados durante todas as quintas-feiras
A RGE está intensificando os trabalhos para remover cabos telefônicos inativos e em desuso acumulados em Santa Cruz do Sul. A iniciativa, que começou em 2024, conta com o apoio da Administração Municipal, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e do Ministério Público (MP).
Os mutirões de limpeza são realizados durante todas as quintas-feiras. Antes de cada ação, as empresas de telefonia são notificadas para que possam participar. “A orientação é que elas já vão ao local antes da RGE para que façam todas as adequações. Nós não temos o interesse em cortar nenhum tipo de cabo ou em viabilizar o serviço de internet, mas a gente precisa que o protagonismo seja das empresas de telefonia”, explicou o consultor de negócios da RGE, Eduardo Döring, em entrevista à Arauto News 89,9 FM.
Conforme ele, apesar da remoção de cabos ter iniciado no ano passado, ainda há muito trabalho a ser feito. Para Döring, a continuidade das ações e o apoio das empresas de telefonia são essenciais para resolver o problema. “Nós precisamos cada vez mais do comprometimento das empresas de telefonia. Hoje, existem muitos cabos que estão inativos, ou que romperam parcialmente e as empresas passaram outra fiação. Então, nós estamos tratando de uma situação que se agravou durante 30 anos”, observou.
Um passo importante foi alcançado recentemente, quando o Ministério Público autorizou as empresas de telefonia a cortar cabos inativos que não pertencem a elas, o que antes não era permitido. Esta medida deverá agilizar o processo de limpeza e contribuir para a segurança da cidade. Nas próximas semanas, o órgão, a RGE e as empresas de telecomunicações irão participar de uma reunião com objetivo de melhorar as ações realizadas.
Notícias relacionadas

Hospital Santa Cruz promove curso de habilitação em laserterapia para feridas
A atividade é voltada para acadêmicos de enfermagem e enfermeiros

Primeira etapa do Qualifica Venâncio tem vagas esgotadas em menos de duas horas
Os candidatos excedentes serão considerados suplentes e poderão ser chamados em caso de desistências

Rádio Revista – Lara Sehnen, Paula Pacheco, Bruna Schaefer e Lívia Nichterwitz, Soberanas Lifasc
Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) elege soberanas.

Rádio Revista – Andriano Felippe Alves, Produtor Cultural, e Clair Lawall, Artesã
Projeto A Arte no Outro Lado A – Edição Artesanato promove exposição. Nos dias 06 e 07 de maio, a Casa das Artes Regina Simonis recebe a exposição do projeto A Arte no Outro Lado A – Edição Artesanato, uma…