VACINA

Santa Cruz inicia campanha para imunizar jovens contra HPV

Publicado em: 30 de abril de 2025 às 20:16
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/ REPRODUÇÃO
    compartilhe essa matéria

    A ação é uma estratégia do Ministério da Saúde para resgatar os não vacinados e aumentar a cobertura

    A Secretaria de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul informa que, a partir desta segunda-feira, dia 5, todas as unidades de saúde com salas de vacinas, estarão aplicando doses contra o papiloma vírus humano (HPV) em jovens na faixa etária entre 15 a 19 anos, que não foram vacinados na idade oportuna. A ação é uma estratégia do Ministério da Saúde para resgatar os não vacinados e assim aumentar a cobertura, protegendo a população contra os diferentes tipos de câncer.

    Serão três meses de campanha, com encerramento previsto para o dia 31 de julho. A iniciativa abrangerá os 497 municípios do Estado, com a meta de vacinar 90% do público-alvo. Apesar da estratégia iniciar oficialmente no dia 5 em todo o Estado, Santa Cruz vai se antecipar e estará disponibilizando a vacina neste feriado de 1º de maio, durante o evento Parque do Trabalhador, no Parque da Oktoberfest. Crianças com idades entre 9 e 14 anos, a faixa etária de rotina para a imunização contra o HPV pelo SUS, também poderão receber a dose única, desde que acompanhadas por um responsável.

    O coordenador do Setor de Imunizações, enfermeiro Roger Rodrigues Peres, ressalta a oportunidade para aqueles jovens que não fizeram a vacina na idade prevista e chama a atenção para a importância de buscarem a proteção. “É sabido que a vacina confere proteção e que evita alguns tipos de câncer, além disso é muito bem tolerada. Raríssimos são os efeitos adversos decorrentes dela, o que pode acontecer é um pouquinho de dor local, vermelhidão e inchaço que de dois a três dias melhora”, disse.

    De acordo com dados da Sesa, Santa Cruz do Sul está com cobertura vacinal média de 85,43% das meninas e de 71,36% dos meninos. Os números, na avaliação do coordenador são considerados bons e vêm melhorando nos últimos anos. Em 2020 a cobertura era de 71,33% entre as meninas e de 36,18% entre os meninos. “Essa evolução é resultado de um grande trabalho que houve nos últimos dois anos, em diferentes projetos nas esferas federal, estadual, municipal e até mesmo privada”, observou.

    Para receber a dose, dentro da faixa etária alvo da estratégia, não é necessário acompanhante, mas é preciso levar junto carteira de vacinação e documento de identidade com CPF. No perímetro urbano as unidades de saúde funcionam das 7h45 às 11h15hs e das 13h às 16h30h, de segunda a sexta-feira. Já nos distritos, o horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h. E no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc o atendimento acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h.