A ação é uma estratégia do Ministério da Saúde para resgatar os não vacinados e aumentar a cobertura
A Secretaria de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul informa que, a partir desta segunda-feira, dia 5, todas as unidades de saúde com salas de vacinas, estarão aplicando doses contra o papiloma vírus humano (HPV) em jovens na faixa etária entre 15 a 19 anos, que não foram vacinados na idade oportuna. A ação é uma estratégia do Ministério da Saúde para resgatar os não vacinados e assim aumentar a cobertura, protegendo a população contra os diferentes tipos de câncer.
Serão três meses de campanha, com encerramento previsto para o dia 31 de julho. A iniciativa abrangerá os 497 municípios do Estado, com a meta de vacinar 90% do público-alvo. Apesar da estratégia iniciar oficialmente no dia 5 em todo o Estado, Santa Cruz vai se antecipar e estará disponibilizando a vacina neste feriado de 1º de maio, durante o evento Parque do Trabalhador, no Parque da Oktoberfest. Crianças com idades entre 9 e 14 anos, a faixa etária de rotina para a imunização contra o HPV pelo SUS, também poderão receber a dose única, desde que acompanhadas por um responsável.
O coordenador do Setor de Imunizações, enfermeiro Roger Rodrigues Peres, ressalta a oportunidade para aqueles jovens que não fizeram a vacina na idade prevista e chama a atenção para a importância de buscarem a proteção. “É sabido que a vacina confere proteção e que evita alguns tipos de câncer, além disso é muito bem tolerada. Raríssimos são os efeitos adversos decorrentes dela, o que pode acontecer é um pouquinho de dor local, vermelhidão e inchaço que de dois a três dias melhora”, disse.
De acordo com dados da Sesa, Santa Cruz do Sul está com cobertura vacinal média de 85,43% das meninas e de 71,36% dos meninos. Os números, na avaliação do coordenador são considerados bons e vêm melhorando nos últimos anos. Em 2020 a cobertura era de 71,33% entre as meninas e de 36,18% entre os meninos. “Essa evolução é resultado de um grande trabalho que houve nos últimos dois anos, em diferentes projetos nas esferas federal, estadual, municipal e até mesmo privada”, observou.
Para receber a dose, dentro da faixa etária alvo da estratégia, não é necessário acompanhante, mas é preciso levar junto carteira de vacinação e documento de identidade com CPF. No perímetro urbano as unidades de saúde funcionam das 7h45 às 11h15hs e das 13h às 16h30h, de segunda a sexta-feira. Já nos distritos, o horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h. E no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc o atendimento acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Notícias relacionadas

Jaqueline Jardim: 15 anos de dedicação e trabalho na Afubra
Funcionária que começou como operadora de caixa hoje lidera uma equipe de 20 pessoas no Bairro Ana Nery

Ministério da Saúde recebe 1,3 milhão de vacinas contra a covid-19
Imunização vai atender primeiramente os grupos prioritários

Termina nesta sexta-feira o prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025
Participante que faltou provas em 2024 precisa justificar ausência

Qualifica Venâncio abre inscrições para cursos gratuitos neste sábado
Nesta primeira etapa, serão oferecidos seis qualificações com 57 vagas ao todo