Bastidores

Preso por furtar fumo se gabava de lucrar R$ 9 mil mensais com os crimes

Publicado em: 30 de abril de 2025 às 14:00
  • Por
    Cristiano Silva
  • Foragido terminou preso na última segunda-feira pela Polícia Civil
    compartilhe essa matéria

    Bando investigado pela Polícia Civil inclui executores, transportador, receptador e extorsão; quatro já foram presos

    A ofensiva deflagrada na sexta-feira (25) pela Polícia Civil em Vera Cruz mirou um bando que furtava tabaco em propriedades do interior, e revelou um esquema organizado, com executores, transportador, receptador e até extorsão, que tinha como pano de fundo o tráfico de drogas.

    A reportagem do Grupo Arauto teve acesso a detalhes dessa investigação. Quatro membros do bando, de 21, 32, 33 e 38 anos, já estão presos. Investigado por receptação ao adquirir o fumo furtado, um homem de 55 anos, por ora, permanece em liberdade.

    O mais jovem do grupo chegou a ficar foragido, mas foi localizado e preso pela Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (28). Entre os bastidores da apuração, está que ele furtava e vendia o fumo na região, se gabando a conhecidos de lucrar R$ 9 mil mensais com os crimes.

    O homem de 38 anos é envolvido nos furtos e considerado como o transportador do bando, fazendo as corridas que os envolvidos precisavam para furtar e fugir. O de 33 anos seria um dos executores dos crimes, e tem antecedente por ameaça.

    Esses dois foram capturados ainda na sexta, durante a ofensiva deflagrada pela Polícia Civil. O quinto investigado, de 32 anos, teria envolvimento nos crimes realizando extorsão. As ameaças consistiam em invadir a propriedade, agredir familiares e efetuar disparos.

    Este já havia sido preso anteriormente por envolvimento em outros furtos cometidos em propriedades de Vera Cruz. Ele ficou conhecido por cometer um crime apenas 13 minutos após deixar a delegacia, onde havia prestado depoimento no dia 3 de abril, sendo preso preventivamente no dia 4.

    Tráfico de drogas como pano de fundo

    A Polícia Civil ainda conseguiu apurar que os crimes nas propriedades do interior tinham como pano de fundo o tráfico de drogas, pois o motorista do grupo, de 38 anos, que tem antecedentes por tráfico e associação ao tráfico, realizava incursões a Santa Cruz do Sul com o rapaz de 21 anos para buscar quantidades de drogas como crack e cocaína.

    O objetivo do grupo, conforme apuração, seria levar os entorpecentes para Vera Cruz, onde seriam comercializados. Este mais jovem, que é conhecido dos meios policiais pelo envolvimento com o tráfico de drogas, já foi indiciado anteriormente pelo crime de roubo majorado.

    Com os detalhes apurados, o inquérito deve ser encerrado nos próximos dias, com o detalhamento dos indiciamentos para cinco envolvidos. Os investigados tiveram seus nomes mantidos em absoluto sigilo pelas autoridades policiais.

    Leia também