SANTA CRUZ

Confira quais são as mudanças no trânsito no entorno do Viaduto do Arroio Grande

Publicado em: 29 de abril de 2025 às 14:11
  • Por
    Guilherme Bica
  • Foto: Cristiano Silva / Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Apesar da liberação do fluxo de veículos, inauguração oficial ocorre nesta quarta-feira; motoristas devem redobrar a atenção às novas regras de circulação

    Com a liberação do trânsito para testes no entorno do Viaduto do Arroio Grande, em Santa Cruz, os motoristas que circulam pela zona sul da cidade já começaram a experimentar uma nova configuração viária. Embora a inauguração oficial da obra esteja marcada para esta quarta-feira (30), a abertura antecipada tem como objetivo avaliar o comportamento do fluxo de veículos e permitir ajustes, se necessários.

    A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana reforça que os condutores devem ficar atentos às alterações implementadas nas ruas próximas ao viaduto. As mudanças buscam melhorar a fluidez e a segurança no trânsito da região, historicamente marcada por congestionamentos, especialmente nos horários de pico.

    Entre as principais novidades está o desligamento de dois semáforos: o que ficava no cruzamento entre as avenidas Euclides Kliemann e Paul Harris e o localizado em frente ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). A expectativa é de que, com a eliminação dessas paradas obrigatórias, o tráfego ganhe maior continuidade.

    Outra alteração significativa é o retorno da mão dupla em trechos de vias como a rua Pereira da Cunha, entre as ruas Bruno Francisco Kliemann e Amapá, e a rua Acre, entre a Arthur Feter e a Pereira da Cunha. Além disso, no sentido da avenida Euclides Kliemann em direção à Castelo Branco, o trânsito na rua Acre também será em mão dupla. Contudo, no cruzamento com a Castelo Branco, será possível apenas a conversão à direita, em direção ao Centro, utilizando a via lateral do viaduto.

    A rua Paul Harris também passou por modificações. No sentido Bairro-Centro, ela agora é mão única da Euclides Kliemann até a rua Goiás. No sentido contrário, Centro-Bairro, não será mais permitido virar à esquerda na Goiás. Nesse caso, o motorista deverá seguir um novo trajeto: entrar à direita na Goiás, depois à esquerda na Euclides Kliemann e fazer o retorno na própria Paul Harris.

    Por fim, a avenida Euclides Kliemann tornou-se mão única no trecho que vai da rua Goiás até a Travessa Maurício Cardoso, reorganizando a dinâmica de acesso ao centro e aos bairros da região sul.