Política

Prefeitura de Venâncio Aires conclui sindicância sobre colchões adquiridos na enchente

Publicado em: 28 de abril de 2025 às 19:15
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: ELTON RABUSCKE/ARQUIVO GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Relatório atesta que não houve desvio de materiais nem prejuízo aos cofres públicos

    O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, anunciou nesta segunda-feira (28) o envio do relatório final de uma sindicância investigatória interna à Câmara de Vereadores e ao Ministério Público. O procedimento apurou a destinação de 1.700 colchões adquiridos pela Prefeitura durante a situação de calamidade em 2024.

    De acordo com o prefeito, a sindicância, conduzida por servidores concursados, concluiu que não houve desvio de colchões nem prejuízo aos cofres públicos. O relatório apontou apenas erros administrativos, considerados justificáveis diante da emergência enfrentada. Jarbas explicou que a diferença no número de colchões se deu pela conversão de modelos de solteiro para casal, tudo devidamente documentado.

    Não teve nenhum dano, erário público, nem dolo. Comprovou a suspeita inicial, que foi uma troca de colchões de solteiro para casados. Tudo documentado, sem prejuízo para a prefeitura. Aliás, na vontade de atender a população no momento dramático que todos estavam passando, nós só tínhamos o pensamento de dar cobertor, colchão, água e alimento para as pessoas. E isso nós fizemos e muito bem feito”, apontou.

    O prefeito destacou ainda que a investigação foi aberta há cerca de 60 dias, após identificar inconsistências no estoque. Ainda, ele reforçou o compromisso da gestão com a transparência e o respeito à comunidade. “Certeza do trabalho que realizamos. Ele é idôneo, transparente e assim como eu já abri diversas sindicâncias, sempre que tiver alguma inconsistência, eu determinarei averiguações. A gente vai continuar trabalhando com honestidade, transparência, respeito ao próximo e cuidando da nossa população“, afirmou.