Política

Santa Cruz poderá ter censo de pessoas com TEA

Publicado em: 02 de maio de 2025 às 18:00
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • FOTO: REPRODUÇÃO/FREEPIK
    compartilhe essa matéria

    Projeto de lei Horizonte Azul foi protocolado na Câmara de Vereadores

    Foi protocolado na Câmara de Vereadores o projeto de lei Horizonte Azul, de autoria de Raul Hermes (PL), que propõe a realização de um censo e cadastro de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares no município.

    Segundo o parlamentar, a iniciativa busca identificar a quantidade, localização e o perfil socioeconômico das pessoas com TEA em Santa Cruz do Sul, com o objetivo de embasar a criação de políticas públicas mais eficientes e humanizadas. “Estimativas indicam que cerca de 1% da população mundial está dentro do espectro, com números que crescem a cada ano. Como vamos cuidar de forma adequada se não sabemos quantas pessoas precisam de atendimento?”, questionou o vereador durante seu pronunciamento.

    O projeto foi apresentado durante a sessão ordinária desta segunda-feira (28), no mês em que se celebra o Abril Azul, dedicado à conscientização sobre o autismo. Raul também mencionou ter participado recentemente do lançamento do projeto Espectro Unisc, quando percebeu as dificuldades que ainda existem para o tratamento e a inclusão de pessoas com TEA.

    “Vimos a falta de profissionais e a carência de políticas públicas voltadas para esse público“, completou. Agora, o projeto Horizonte Azul inicia sua tramitação na Câmara e passa pelas comissões antes de ser levado à votação no plenário.