Exame certifica quem não concluiu ensino na idade certa
O período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 termina nesta sexta-feira (2). Os interessados devem se inscrever diretamente no site do Sistema Encceja com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O prazo vale também para as solicitações de atendimento especializado e para tratamento pelo nome social, que é como a pessoa se autoidentifica e que expressa sua identidade de gênero diferente do nome que consta nos documentos de registro civil.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é uma oportunidade gratuita e voluntária para jovens e adultos que não concluíram o ensino básico na idade apropriada e que buscam a certificação do ensino fundamental ou médio.
Provas
As provas são aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. Neste ano, o Inpe marcou a realização do Encceja para 3 de agosto. O exame obedece aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e para o ensino médio. Ao todo, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação.
As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:
- ensino fundamental: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia;
- ensino médio: química, física, biologia, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história, geografia, filosofia e sociologia.
Encceja
Desde 2002, o Encceja é usado como instrumento para a certificação dos conhecimentos de jovens e adultos adquiridos tanto no ambiente escolar, quanto em experiências de vida e de trabalho.
Os resultados são usados pelas secretarias de Educação e pelos institutos federais como base para emissão dos certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.
As informações do Encceja também ajudam a planejar e implementar programas educacionais mais eficazes e adequados às necessidades específicas desse público, com objetivo de melhorar a formação integral e a inserção social e profissional dessas pessoas.
Notícias relacionadas

Cerca de 50 famílias já realizaram inscrição no projeto Espectro Unisc
Iniciativa busca atender pessoas com diagnóstico de autismo, bem como promover ações para auxiliar famílias

Confira quais são as mudanças no trânsito no entorno do Viaduto do Arroio Grande
Apesar da liberação do fluxo de veículos, inauguração oficial ocorre nesta quarta-feira; motoristas devem redobrar a atenção às novas regras de circulação

ARAUTO REPÓRTER UNISC 29 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Dupla João Neto & Frederico é a atração nacional da Feira da Produção. ➡️ Viaduto do Arroio Grande tem tráfego liberado para testes de mobilidade. ➡️ Feriado de Dia do Trabalhador deve…

Helena Hermany é convidada para inauguração do viaduto
Durante a campanha, ela e Sérgio Moraes protagonizaram embates sobre a estrutura
