PREVENÇÃO

Santa Cruz terá sirenes de alerta contra enchentes

Publicado em: 25 de abril de 2025 às 18:30
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • FOTO: MAIQUEL THESSING
    compartilhe essa matéria

    Medida busca oferecer aviso sonoro capaz de alertar com antecedência os moradores de regiões propensas a alagamentos e deslizamentos

    Moradores de áreas mais vulneráveis de Santa Cruz do Sul contarão com um reforço na prevenção a desastres naturais. Sirenes de alerta para enchentes começarão a ser instaladas já no próximo mês. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil, Cesar Eduardo Bonfanti, em entrevista concedida à reportagem da Arauto News.

    Segundo o gesotr, a medida busca oferecer um sistema de aviso sonoro capaz de alertar com antecedência os moradores de regiões propensas a alagamentos e deslizamentos, como Rio Pardinho, no interior, e os bairros Belvedere e Várzea. O objetivo é garantir tempo hábil para evacuações seguras e organizadas, para evitar operações de resgate em condições de risco.

    “Nós já fizemos a aquisição dos equipamentos de alarme. Vamos instalar torres com sirenes em três pontos estratégicos da cidade. A ideia é que, em caso de emergência, essas sirenes possam avisar a população com até duas horas de antecedência“, destacou.

    A inspiração para o projeto veio de outras cidades do Vale do Taquari, como Lajeado, que já utilizam sistemas semelhantes. A Defesa Civil de Santa Cruz pretende realizar reuniões com as comunidades locais antes da ativação das sirenes, para explicar o funcionamento do sistema e orientando os moradores sobre como agir em caso de alerta.

    “A defesa civil é isso, prevenção. A ideia é evitar que as pessoas sejam pegas de surpresa, e que não haja necessidade de resgates em condições perigosas, como em barcos durante correntezas fortes”, completou o coordenador. A previsão é de que as sirenes estejam instaladas e em funcionamento nas próximas semanas.