Santa Cruz

Evento marca lançamento de programa que vai atender 80 pessoas com transtorno do espectro autista

Publicado em: 25 de abril de 2025 às 18:00
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Programa tem investimento de R$ 3 milhões e pode ser ampliado para os 17 municípios do Vale do Rio Pardo

    A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) lançou, na manhã desta sexta-feira (25), o “Espectro Unisc: inclusão que transforma”. O projeto visa oferecer atendimento integral a pessoas com transtorno do espectro autista e suas famílias. A iniciativa, financiada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes no valor de R$ 3 milhões, é uma parceria entre a universidade e a Prefeitura de Santa Cruz.

    Conforme o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, o programa nasceu após a instituição perceber a ausência de uma ajuda integrada para os autistas e suas famílias. “Nós estamos muito felizes com este momento, foi a partir de uma conversa que eu tive com o deputado Marcelo Moraes, porque é uma das pautas do trabalho dele, de construir aqui na nossa região um centro autista”, explicou.

    O projeto começará atendendo a 80 famílias. Cada autista receberá um diagnóstico inicial. A partir das necessidades identificadas, serão oferecidos atendimentos multidisciplinares nas áreas de saúde, direito e educação. As inscrições serão feitas pelo site da Unisc e as famílias também poderão procurar a universidade.

    Inicialmente, o projeta será focado em Santa Cruz do Sul, podendo ser estendido para os 17 municípios que compõem o Vale do Rio Pardo. “Cada pessoa que será atendida é única. Então, nesse primeiro momento, vamos dar atenção a esta pessoa e família, para que seja desenvolvido numa parte ampla dentro do espectro. Primeiramente, vai ser esse número que vai ser ofertado e, posteriormente, conforme o desenvolvimento das ações pode aumentar o número”, detalhou a coordenadora do Departamento de Inclusão, Alinelly Lehmen.

    Leia também