Intervenção está sendo executada por uma empresa contratada pelo Governo do Estado
Nesta terça-feira (15), a Prefeitura de Venâncio Aires acompanhou mais uma etapa das ações do programa Desassorear RS, com a realização de serviços de desassoreamento na sanga sem denominação com início na Rua Silveira Martins, no Bairro União. A intervenção está sendo executada por uma empresa contratada pelo Governo do Estado, como parte do cronograma de melhorias em drenagem urbana.
O prefeito Jarbas da Rosa, junto do secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Sisp), Sid Ferreira e do secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, Gustavo Von Helden, esteve presente no local acompanhando o andamento dos trabalhos.
A visita teve como objetivo verificar de perto a execução dos serviços e reforçar o alinhamento nas ações voltadas à prevenção de alagamentos e à melhoria da infraestrutura hídrica urbana. “É fundamental estarmos presentes, acompanhando cada etapa, garantindo que as ações atendam às necessidades reais da nossa população. A parceria com o Governo do Estado, por meio do Desassorear RS, é um avanço importante para o enfrentamento dos desafios causados pelas chuvas e pelo assoreamento dos nossos cursos d’água”, destacou o prefeito.
O serviço realizado inclui a limpeza e retirada de materiais acumulados no leito da sanga, como areia, barro e resíduos sólidos, que ao longo do tempo dificultam o escoamento natural da água da chuva. Esse tipo de intervenção melhora significativamente a capacidade de drenagem do solo, reduzindo os riscos de transbordamento, alagamentos e danos em infraestrutura urbana. A ação integra um esforço para recuperar a capacidade de drenagem dos canais urbanos, garantindo maior segurança às famílias e evitando prejuízos causados por enchentes.
O Desassorear RS é um programa do Governo Estadual que visa dar suporte aos municípios na execução de obras de desassoreamento em pontos críticos, com foco na prevenção de desastres naturais e na melhoria da infraestrutura urbana. O próximo ponto que deve receber os trabalhos do programa é a sanga sem denominação localizada no Bairro Morsch. No município, o programa contempla trechos de sangas da região urbana, que somam 4.958 metros e ainda a extensão urbana do Arroio Castelhano, que representa mais 12.500 metros.
Pontos do Desassorear RS no município:
- Trecho da Sanga do Cambará início junto a ponte na rua Pedro Grunhauser
- Sanga sem denominação iniciando próximo a rua Berlin da Cruz, no bairro Morsch;
- Sanga sem denominação iniciando próximo a quadra 575 do bairro Morsch;
- Sanga sem denominação iniciando próximo ao início da Avenida Ruperti Filho, no bairro União;
- Sanga sem denominação iniciando próximo ao início da rua Silveira Martins, no bairro União;
- Arroio Castelhano na extensão urbana.
Notícias relacionadas

Economista defende Porto Seco em Santa Cruz como alternativa para superar entraves logísticos
Giovani Baggio comentou sobre a instalação da estrutura durante o Tá na Hora, destacando o impacto positivo para a competitividade regional

Esporte Para Todos reúne 40 pessoas em edição especial no Estúdio Cuida Bem da Unimed
As aulas semanais tradicionais acontecem nas sedes das entidades participantes

Gurias na TI leva aprendizado da tecnologia para estudantes da rede municipal de Santa Cruz
Evento ocorreu no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia

Prefeitura de Santa Cruz cria grupo de trabalho para analisar terras situadas no Cinturão Verde
Moradores da área pedem apoio para resolver entraves que se arrastam há anos