O estudo inicia no final de abril deste ano e contemplará duas unidades de saúde da cidade
Uma parceria com diversas universidades, incluindo a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Administração Municipal e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), está realizando um projeto que visa tratar e descobrir danos na visão em consequência do diabetes. O estudo inicia no final de abril deste ano e contemplará duas unidades de saúde da cidade.
Com o envelhecimento da população, há um aumento na incidência de doenças crônicas, entre elas o diabetes. Estudos epidemiológicos mostram que 10% da população é diabética, o que representa cerca de 130 mil pessoas na região. Em Santa Cruz do Sul, os números chegam a 13 mil. Destes, aproximadamente 25% podem desenvolver lesões nos olhos.
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a médica Clauceane Venzke Zell, explicou que os dados são registrados em diabéticos não controlados. “Se a pessoa realmente mantém seus exames controlados, consegue tomar medicação corretamente, praticar atividade física e seguir uma dieta, o risco dela ter essas complicações diminui muito, praticamente zero”, destacou. Apesar disso, segundo ela, ainda existe um número significativo de pacientes com lesões oculares. Nestes casos, o recomendado é realizar o exame de fundo de olho anualmente. “Se a gente não descobre essa doença cedo, essa pessoa pode evoluir até para a cegueira. E é uma cegueira irreversível, quer dizer, uma cegueira que não volta”, esclareceu.
O exame de fundo de olho permite avaliar a retina e identificar sinais iniciais da retinopatia diabética. No programa, esse exame será feito de forma prática e acessível, por meio de uma fotografia do fundo do olho, com dilatação da pupila. O projeto tem início previsto para o dia 23 de abril, com exames sendo realizados, inicialmente, em duas unidades de saúde da cidade: a UBS Clementina Martini e UBS Avenida. Qualquer paciente diabético poderá participar desde que comprove a condição.
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 16 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️Mathias Bertram e Gilberto Eidt vão liderar a 40ª Oktoberfest e Feirasul 2025 ➡️ Feiras do peixe movimentam a região nesta Semana Santa ➡️Multa por espera excessiva em filas nos bancos pode chegar…

Criminosos usam nome da Defensoria Pública em golpes no RS
Entre as abordagens estão promessas de liberação de valores mediante o pagamento de taxas ou envio de dados pessoais

Rio Grande do Sul registra recorde histórico na abertura de empresas no primeiro trimestre de 2025
Com 84.505 novos empreendimentos, o número é o maior da série histórica iniciada em 2003

Assunto Nosso – Dr. Jacson Wittmann
O programa Assunto Nosso dessa edição recebeu o Doutor Jacson Wittmann, que falou sobre o novo modelo dos profissionais de saúde.