Armador argentino converte lances livres nos últimos segundos da prorrogação e dá vitória para a equipe santa-cruzense
Foi na emoção e na qualidade de Jony Machuca que o Ceisc União Corinthians voltou a vencer pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Diante de 3 mil torcedores, a equipe santa-cruzense travou um duro duelo contra o forte São José e levou a melhor na prorrogação por 77×76 (27×17;16×22;13×18;21×19;6×5). Agora, o UniCo volta a quadra nesta sexta-feira, 11, novamente no Arnão, contra o Mogi.
Vithinho, Jon, Lanaras, Duane e Barber começaram o jogo. Machuca foi o cestinha do time com 15 pontos. Destaque também para os duplo-duplos de Duane, com 13 pontos e 15 rebotes, e Dikembe, que anotou 13 pontos e 11 rebotes. Pelo São José, o melhor foi Dos Santos, com 25 pontos.
O equilíbrio e a mão quente de Jon da zona de três marcaram os primeiros minutos de partida. Forte na defesa e ligado no ataque, o Ceisc União Corinthians logo assumiu a frente do placar, em uma partida que seguiu lá e cá. Se o São José fechava o garrafão, o UniCo respondia e muito bem com a bola do perímetro. Com cinco jogados e comandada por Vithinho a equipe tinha grande atuação. Bem também nos rebotes defensivos, o time santa-cruzense aproveitou do poderio ofensivo alto para abrir oito de frente. O técnico adversário parou o jogo, mas o panorama não foi invertido. O Ceisc União Corinthians seguiu melhor e coube a Jon, novamente de três, ampliar a margem na última bola do quarto: 27×17.
São José voltou melhor e com duas bola de três no primeiro minuto fez Rodrigo Silva parar o jogo. Aos poucos, mesmo sem repetir o aproveitamento ofensivo do quarto anterior, o Ceisc União Corinthians foi entrando na partida e trocando pontos com os paulistas. A partir dos quatro jogados, o ataque retomou o ritmo e a vantagem ficou em nove pontos. Duane cresceu e respondeu os adversários que tinham em Dos Santos e Renato seus principais pilares na partida. No último minuto, após uma sequência de pontos, o São José diminuiu a margem do UniCo: 43×39.
Os paulistas voltaram superiores. A partir dos dois jogados, o Ceisc União Corinthians melhorou, principalmente na defesa. Já no ataque, o aproveitamento não era bom, com a equipe optando pelo jogo no poste baixo. A partida também ganhou em intensidade. Melhor para o São José, que virou o placar faltando pouco menos de dois minutos. Erros no ataque, impediram o UniCo de buscar a frente novamente. Do outro lado, o São José não conseguiu abrir margem maior:56×57.
O São José seguia marcando bem e dificultava as ações do Ceisc União Corinthians. Mas o equilíbrio prevalecia. Dikembe aproveitou pra empatar. Porém, logo o São José abriu cinco. Daí foi a vez do torcedor jogar junto. Vibrante em quadra, o UniCo virou faltando dois minutos em lances livres de Machuca. O jogo ficou eletrizante e igual nos segundos finais, com a última bola se oferecendo a Duane. Mas a laranja caprichosamente bateu no aro. 71×71 e jogo no tempo extra.
Os primeiros pontos do tempo extra foram do São José. Em duelo muito estudado e nervoso, Duane respondeu. A partida ficou lá e cá. E coube a Machuca, com toda qualidade e experiência, decidir. O armador sofreu uma falta faltando dois segundos, quando o São José tinha um ponto de frente. O argentino demonstrou toda frieza para converter os dois pontos e incendiar o Arnão: 77×76.
Notícias relacionadas

Santa Cruz poderá ter público parcial nas duas primeiras partidas da Divisão de Acesso de 2025
Punição anterior foi aplicada por infrações ocorridas na Divisão de Acesso de 2023

Santa Cruz cancela último amistoso devido ao alto volume de chuva registrado nas últimas horas
Jogo-treino estava marcado para ocorrer neste sábado

Santa-cruzense medalhista mundial estudantil busca apoio para seguir treinando
Com apenas 14 anos, Renata Moreira conquistou o topo do pódio representando o Brasil na Gymnasiade 2025

Porto Alegre será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027
Competição será realizada de 24 de junho a 25 de julho daquele ano