Atendimentos humanizados e acolhedores serão garantidos após sanção do PL 4.440/2024
Com a sanção do PL 4.440/2024, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica passa a integrar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Coordenada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa garante tratamento odontológico gratuito para mulheres que sofreram agressões. Em 2024, foram realizadas mais de 4 milhões de restaurações dentárias gerais no SUS.
Com o Programa, o SUS oferecerá próteses, implantes, restaurações e outros procedimentos, priorizando o atendimento humanizado e desburocratizado para mulheres em situação de vulnerabilidade. “A reconstrução dentária e o atendimento humanizado podem parecer detalhes, mas para essas mulheres significa um recomeço. Com os novos serviços, o SUS reafirma seu papel como um sistema de saúde que acolhe, protege e transforma vidas”, destaca o ministro Alexandre Padilha.
A implementação do programa contará com a parceria de estados e municípios. Além disso, clínicas odontológicas privadas e universidades poderão integrar a rede de atendimento para ampliar a oferta do serviço.
Além da reconstrução dentária, o SUS avança no atendimento integral à saúde da mulher com a criação de espaços seguros e humanizados. Com as Salas Lilás, a proposta é que toda unidade de saúde tenha um espaço para garantir acolhimento sem que a vítima precise reviver sua dor repetidamente.
As Salas Lilás, garantidas pela Lei nº 14.847/2024, serão implantadas em novos projetos do PAC para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e maternidades. A proposta inclui ainda espaços infantis para o acolhimento de crianças, filhos das vítimas.
Notícias relacionadas

Jantar Solidário vai beneficiar obras de restauração da Catedral São João Batista
Evento no Centro Comunitário da Catedral contará com galeto, massas, sobremesas e show da banda Nova Geração

Neuropsicóloga compartilha experiência em palestra sobre autismo
Evento, que ocorre na próxima quarta-feira, no Auditório Memorial da Unisc, é gratuito

Parque da Cruz recebe 15ª Caminhada da Paixão de Cristo nesta sexta
Os participantes percorrerão estações que simbolizam a Via Sacra durante um percurso de 4,5 quilômetros

Do tempo da casquinha que quebrava
Lembro como se fosse hoje da dificuldade que tive em encontrar, certa feita, meu ninho escondido num milharal. Acho até que mais legal do que o chocolate que estava dentro era a tarefa da caça ao tesouro