A iniciativa atingiu, diretamente, mais de 600 pessoas moradoras ou que tenham comércio no entorno do campus de Santa Cruz
Seguindo as atividades da Campanha “Unisc contra a Dengue”, bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Pró-Saúde distribuíram materiais informativos pelas ruas no entorno do campus de Santa Cruz do Sul. A ação atingiu, diretamente, mais de 600 pessoas. No entanto, este número é três vezes maior, visto que estas pessoas compartilham as informações com familiares e amigos.
Para a coordenadora do Pró-Saúde, professora Lia Possuelo, a ação foi uma oportunidade valiosa para colocar em prática os objetivos de promover a saúde e conscientizar a população sobre medidas simples e eficazes para o controle da dengue, uma questão de saúde pública de grande relevância.
“A participação ativa dos alunos, tanto em nível de Iniciação Científica quanto de pós-graduação, foi um exemplo de engajamento e compromisso com o bem-estar coletivo, e reflete o espírito do nosso Programa de aproximar a pesquisa acadêmica das necessidades reais da comunidade. Fico extremamente satisfeita com o empenho de todos os envolvidos e com o impacto positivo dessa ação. Acreditamos que este tipo de extensão fortalece ainda mais nossa missão de integrar ensino, pesquisa e intervenção social, alinhando-se diretamente com as diretrizes de promoção da saúde que buscamos promover em nossa Instituição”, comenta.
Ações já realizadas:
- Produção de repelentes – Feitos com citronela, pela Farmácia Unisc, juntamente com os bolsistas de projetos de pesquisa, extensão e inovação (Desenvolvimento de biomateriais funcionais a partir de compostos naturais para aplicações em saúde e cuidados; e Pró-Saúde) e bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. O produto natural está à disposição na frente da Farmácia Unisc, no Centro de Convivência da Unisc, para quem já tem o frasco de repelente e queira repor. Já foram feitos cerca de 140 litros e mais repelente será produzido, conforme a demanda. O produto está disponível para também para venda na Farmácia Unisc, sendo cobrado apenas o custo da embalagem, no valor de R$ 5,00.
- Aplicação de larvicida – Outra ação foi a presença de agentes de combate às endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, que fizeram uma vistoria no campus de Santa Cruz do Sul. Eles aplicaram larvicida em bueiros, troncos de árvores e locais que acumulam água, para combater o mosquito da dengue.
Notícias relacionadas

Com 13 anos de história, Aesca apoia a infância e juventude em Santa Cruz
Evento agradeceu aos parceiros que têm contribuído com a missão da entidade

Modo de fazer cuca artesanal é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do RS
Município de Rolante foi responsável pela solicitação do registro

Santa Cruz poderá contar com mão de obra de apenados em serviços públicos
Delegada da 8ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe visitou o prefeito Sérgio Moraes

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Agência determina ainda recolhimento dos produtos