ATENÇÃO

Rio Pardo está entre os 56 municípios do RS com menor adesão à biometria eleitoral

Publicado em: 06 de abril de 2025 às 08:00
  • Por
    Redação Grupo Arauto
  • Foto: Arquivo/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Falta do registro biométrico pode dificultar a obtenção de empréstimos, a participação em concursos públicos, dentre outras sanções

    Rio Pardo figura na lista dos 56 municípios do Rio Grande do Sul com os menores índices de eleitores com biometria cadastrada. Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), apenas 24.820 dos 29.445 eleitores aptos no município já realizaram o procedimento, o que representa 84,29% do total.

    Para reverter esse cenário e aumentar a cobertura biométrica no estado, o TRE-RS lançou a campanha “Sua digital, nossa cidadania”. A iniciativa busca estimular os eleitores gaúchos a comparecerem aos cartórios eleitorais para realizar o cadastro da biometria. O objetivo é atingir 100% de adesão antes do fechamento do cadastro eleitoral em maio de 2026.

    Atualmente, 84% dos eleitores gaúchos já possuem a biometria registrada, mas em algumas cidades, incluindo Porto Alegre, o índice é inferior a 70%. O presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, reforçou que, apesar de a biometria não ser obrigatória para votar neste momento, isso pode mudar nas próximas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode decidir pela exigência do reconhecimento digital nas urnas já para o pleito de 2026.

    O tribunal alerta, ainda, que eleitores sem biometria podem ser convocados para revisão do cadastro eleitoral. Caso não compareçam, correm o risco de ter o título cancelado, o que pode resultar em diversas restrições, como impedimento para obter passaporte, carteira de identidade e bloqueio de salários para servidores públicos. Além disso, a falta do registro biométrico pode dificultar a obtenção de empréstimos, a participação em concursos públicos e o acesso a benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

    Os eleitores de Rio Pardo que ainda não realizaram o cadastro biométrico devem comparecer ao cartório eleitoral da cidade com documento oficial com foto e comprovante de residência. O atendimento pode ser agendado previamente pelo site do TRE-RS.