Membro de quadrilha que roubou família durante jantar em 2021 foi sentenciado a nove anos. Na época do crime, ele e comparsas sabiam que vítimas haviam recebido dinheiro da venda de porcos
Um assaltante de 28 anos foi preso pela Força Tática da Brigada Militar (BM) na tarde desta segunda-feira (31), em Santa Cruz do Sul. A captura aconteceu por volta das 15h, nas imediações do Fórum, na região central do município.
O homem tinha uma condenação transitada em julgado pelo crime de roubo duplamente majorado, com as majorantes – que ampliam a pena – do concurso de agentes e do uso de arma de fogo. A pena foi fixada em nove anos, oito meses e 20 dias a ser cumprida em regime fechado, por um assalto cometido em Cerro Alegre Baixo há quatro anos, em 3 de janeiro de 2021.
A ordem de prisão foi assinada no dia 28 de março de 2025 pela juíza Márcia Inês Doebber Wrasse, da 1ª Vara Criminal de Santa Cruz do Sul. O homem de 28 anos, que tem outros antecedentes por roubo, porte de arma, ameaça, resistência, furto, disparo de arma e homicídio tentado, foi cientificado do mandado de prisão pela BM.
Posteriormente foi algemado e levado ao hospital para realizar exames de lesões. Depois foi encaminhado à delegacia, onde o caso foi registrado. Na sequência foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Seu nome foi mantido em sigilo pelas autoridades policiais.
O caso
Na síntese da decisão judicial, a juíza Márcia Inês Doebber Wrasse detalhou que o acusado, junto de comparsas, premeditaram o crime, indo até a casa das vítimas armados e em busca de dinheiro da venda de animais, demonstrando que conheciam a rotina dos ofendidos.
O assalto em questão aconteceu na noite de 3 de janeiro de 2021. Na oportunidade, uma quadrilha invadiu uma residência que fica nas proximidades de um posto de combustíveis, em Cerro Alegre Baixo, enquanto uma família jantava com amigos.
Quatro homens portando radiocomunicadores entraram na casa e exigiram dinheiro, pois tinham a informação de que a família possuía valores em espécie da venda de porcos. Além do dinheiro, os criminosos roubaram os celulares das vítimas, uma arma de fogo e uma caminhonete Volkswagen Saveiro branca.
Investigação e prisão
Já no dia seguinte ao crime, a BM localizou a Saveiro roubada. Em uma investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o crime foi elucidado. Este homem de 28 anos condenado em 2025 pelo delito foi preso preventivamente pela Polícia Civil em 12 de janeiro de 2021, em um imóvel da Rua Dois, no Bairro Progresso.
Com ele foi apreendido um revólver calibre 32 que havia sido roubado no assalto investigado. Na ocasião, ele terminou conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, mesma casa prisional onde cumprirá a sentença de mais de nove anos. O nome dele foi mantido em sigilo pelas autoridades policiais.
Notícias relacionadas

Fórum de Santa Cruz adere campanha global de combate ao feminicídio
Banco vermelho foi instalado na entrada do prédio, com mensagens de reflexão e informações sobre canais de denúncia; juízes visitaram ponto

Fernando Sodré deixa chefia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul
Mudança ocorre pós desgaste com delegacia especializada no atendimento às mulheres

Homem destrói casa e ameaça matar mulher que queria deixá-lo em Santa Cruz
Acusado, que foi preso em flagrante pela Brigada, causou situação após vítima anunciar que iria embora da casa onde moram

“Abusador não tem cara”, diz promotora que denunciou ex-padre por estupro de adolescentes
Para Maria Fernanda Cassol Moreira, repercussão do caso deve servir para alertar pais a ficarem atentos ao comportamento dos filhos