Geral

Alistamento pode ser feito pela internet

Publicado em: 16 de janeiro de 2017 às 16:31 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:41
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Novidade objetiva dar mais acessibilidade aos jovens que completam 18 anos

    Está aberto desde o dia 1º de janeiro o período para que os jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2017, realizem o alistamento militar. O prazo termina em 30 de junho. Este ano, a forma em que jovem pode fazer o alistamento sofreu alterações. Agora, o cadastro pode ser feito também pela internet. O sistema traz mais acessibilidade ao usuário, evitando deslocamento. No entanto, os que não tiverem acesso à internet podem continuar buscando atendimento na Junta de Serviço Militar de Vera Cruz, que funciona anexa à Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada na Avenida Nestor Frederico Henn, 1491.

    Conforme o secretário da Junta, Sandro Hoesker, outra novidade neste ano é a obrigatoriedade de outros documentos. A partir de agora é necessário apresentar, além dos documentos já exigidos (foto 3×4, documentação de identificação e comprovante de residência), a Certidão de Nascimento, o CPF, fornecer um e-mail pessoal válido e um número de telefone.

    DE FORMA ONLINE
    Para realizar o alistamento de forma online, o jovem deve acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e clicar no link “Moro no Brasil e quero me alistar”. Os dados pessoais devem ser preenchidos pelo próprio internauta, que após a conclusão deve imprimir o formulário. Ele irá receber via e-mail ou mensagem SMS as informações sobre data, horário e local da inspeção de saúde. Qualquer dúvida no preenchimento do alistamento online, a Junta do Serviço Militar de Vera Cruz está à disposição para sanar.

    Os alistados terão que realizar inspeção de saúde. A tendência é que em Vera Cruz cerca de 200 jovens passem pelo procedimento. Depois de avaliados, os que não forem dispensados devem ingressar no 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) de Santa Cruz do Sul. Os demais recebem certificado de dispensa.

    Confira a matéria completa na edição impressa do Jornal Arauto desta terça-feira.