Manifestantes penduraram um boneco com um cartaz na manhã desta quinta-feira
Na manhã desta quinta-feira (27), um protesto chama a atenção de quem passa pelo viaduto de entroncamento da BR-471 com a ERS-412, em Santa Cruz do Sul. Manifestantes penduraram um boneco com um cartaz onde se lia: “O descaso com o agro condena o agricultor. Securitização já”. A mobilização busca pressionar autoridades para a implementação da securitização das dívidas contraídas por produtores rurais nos últimos quatro anos.
A securitização é uma medida que já foi adotada no passado e é apontada como essencial para evitar uma crise generalizada no setor agrícola. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS) é uma das entidades que defendem a proposta, argumentando que a ação ajudaria a viabilizar o pagamento do passivo acumulado em decorrência das safras frustradas pelas adversidades climáticas.
Um projeto de lei do senador Luis Carlos Heinze pede um prazo de 20 anos para pagamento das dívidas, com juros acessíveis e um período de carência. A viabilização ocorreria por meio da emissão de títulos da dívida pública, permitindo aos produtores uma reestruturação financeira mais viável diante das dificuldades enfrentadas. O assunto já foi pauta na Expoagro Afubra 2025.
Leia também
No passado
A securitização das dívidas agrícolas já foi aplicada no Brasil em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, a medida contemplou financiamentos do Banco do Brasil, garantindo melhores condições de pagamento para milhares de produtores.
Notícias relacionadas

Produtores rurais podem retirar a guia de pagamento do programa troca-troca de sementes de milho
Em 2024, foram 511 sacos entregues para 219 produtores beneficiados

Organização da Expoagro aponta poeira em estrada secundária e estacionamento como pontos a serem melhorados
Prioridades foram destacadas pelo coordenador do evento, Marco Antônio Dornelles, em entrevista à Arauto News

Produtores gaúchos podem receber auxílio de 20% para projetos de irrigação; entenda
Benefício é limitado a R$ 100 mil por contemplado; entenda

Rio Pardo será contemplada em projeto de cerca de R$ 8 milhões para recuperação da vegetação
Iniciativa busca restaurar áreas degradadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul