Encontro reuniu lideranças que lutam pela causa, o vereador Edson Azeredo e o deputado Marcelo Moraes
O prefeito Sérgio Moraes recebeu, na manhã desta sexta-feira, 21, no Salão Nobre do Palacinho, um grupo de pessoas que luta pela causa dos diabéticos. O motivo do encontro ocorreu para requerer o fornecimento de equipamento digital para monitoramento contínuo de glicose, destinado a pacientes portadores da doença. Também participaram do encontro o vereador Edson Azeredo, e o deputado federal, Marcelo Moraes.
Segundo uma das lideranças do grupo, Daiana Rosa da Silva, estima-se que, em Santa Cruz do Sul, cerca de 400 pessoas insulino-dependente, sofrem com a doença. Ela falou ao prefeito da necessidade do apoio do município. “Precisamos contar com o apoio da prefeitura, para conseguirmos atender as pessoas que precisam”, disse ela.
No encontro, o vereador Edson Azeredo expressou sua preocupação com as complicações que o não monitoramento da diabetes pode causar, como, por exemplo, internações na UTI. Azeredo é o autor do projeto de lei, protocolado em setembro de 2024, e aprovado pela Câmara de Vereadores, autorizando o Executivo Municipal a fornecer o aparelho digital para o monitoramento da glicose. “Fiquei muito sensibilizado com as limitações que a doença pode causar nas pessoas”, salientou ele.
O deputado federal, Marcelo Moraes garantiu que não medirá esforços para que projetos que beneficiem os pacientes sejam aprovados na Câmara dos Deputados. Ele assegurou ainda que, ainda para este ano, buscará o valor de R$ 200 mil via emenda parlamentar, para contribuir com o município. “Sugiro que este valor seja direcionado às crianças que necessitam do aparelho digital”, declarou.
Ao final da reunião, o prefeito sugeriu que o assunto seja levado ao Grupo Gestor, para dar uma atenção especial ao tema. “Agradeço por terem vindo, e as portas estão sempre aberta para recebê-los. A saúde é a prioridade da gestão”, finalizou.
Notícias relacionadas

CNH Social beneficiará 3 mil pessoas de baixa renda no RS; saiba como participar
Inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira e seguem até o dia 10 de julho

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc está entre os melhores do Estado
Nota é considerada a maior média da Instituição e ocupa a 3ª posição entre Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul

Os gordos X Os magros
Partida aconteceu nos anos 50, no campo do Esporte Clube Teresa, hoje Clube Vera Cruz. Atletas jogavam sem camisa ou regata, o fardamento chegou mais tarde no Alvi-azul

Vera Cruz forma 83 alunos nos cursos do Programa RS Qualificação
Iniciativa buscou ampliar as oportunidades de emprego e renda para a comunidade, por meio da capacitação profissional gratuita