SAÚDE

Cisvale discute soluções para reduzir filas de espera por cirurgias no Vale do Rio Pardo

Publicado em: 21 de março de 2025 às 18:02
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Freeepik
    compartilhe essa matéria

    Tempo de aguardo em alguns procedimentos pode chegar a 12 anos

    Entre os temas abordados na assembleia geral do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), nesta sexta-feira (21), está a força-tarefa para redução na fila de espera das cirurgias de baixa, média e alta complexidade. O assunto foi colocado pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, que afirmou não concordar com o tempo de espera que em alguns procedimentos pode chegar a 12 anos.

    “A gente quer fazer um mutirão para retirar da fila, inicialmente, os casos de baixa complexidade. Mas logo ali na frente, iremos mexer também com os procedimentos mais complicados. Eu não posso aceitar que as pessoas esperem por tanto tempo assim. Peço a ajuda dos senhores, para juntos fazermos um movimento regional”, disse Moraes.

    Conforme o presidente do Cisvale, Gilson Becker, o tema “fila de espera para cirurgias eletivas” é uma questão que já estava em pauta no consórcio em 2022. A ideia agora é retomar o assunto, atualizando os dados dos municípios, para que se tenha a dimensão da fila de espera e necessidade de recursos para que se crie um mutirão regional. “Vamos pedir a todos os municípios que façam o levantamento do tamanho da espera, e atualizem os dados. Assim que tivermos esta informação atualizada, vamos realizar um estudo para verificar a viabilidade” recomendou Becker.

    A diretora executiva do Cisvale Léa Vargas confirmou que na próxima semana, os secretários municipais de saúde terão um encontro no consórcio. A meta é dar início a este levantamento, a partir do contato com os gestores das pastas. “Precisamos saber qual é o quantitativo e quanto cada município pode aportar para esta ação. Após este levantamento de dados teremos condições de saber como atuar com esta demanda”, ressalta.