Grupo deve supervisionar a execução das obras de ampliação nos sistemas e dos reparos
Santa Cruz do Sul conta, a partir desta semana, com uma nova ferramenta para intensificar a supervisão às ações da Corsan/Aegea. O decreto publicado pela Prefeitura nessa quinta-feira (20) institui um grupo técnico de apoio à fiscalização do contrato de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. O acompanhamento e as cobranças mais intensas para a empresa fazem parte dos pontos defendidos pelo prefeito Sérgio Moraes (PL) durante a campanha eleitoral.
De acordo com o decreto, esse grupo deve supervisionar a execução das obras de ampliação nos sistemas e dos reparos. Esses consertos citados pelo decreto estão relacionados ao fechamento das ruas após a instalação de tubulações. Em alguns casos, depois do trabalho das equipes de empresas terceirizadas contratadas pela Corsan/Aegea, são observados desníveis e buracos que atrapalham na circulação de veículos. Os problemas ocorrem especialmente quando os trabalhadores atuam em ruas de paralelepípedo.
A coordenação dos serviços ficará a cargo das Secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade; Planejamento e Mobilidade Urbana; Obras e Infraestrutura; e Planejamento e Mobilidade Urbana. As ações desenvolvidas serão compiladas em relatórios mensais. As atividades do grupo recém criado devem ser realizadas através de vistorias, laudos e outros meios instrumentais a subsidiar a deflagração de processos administrativos fiscalizatórios/punitivos por parte da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município.
Multas
No relatório de atividades da agência reguladora do ano passado, é possível observar os procedimentos em andamento. Em relação à Corsan/Aegea, são mais de dez processos punitivos envolvendo a reposição de pavimento em ruas como, por exemplo, Félix Hoppe, Salgado Filho e Carlos Guilherme Schneider. Além dos serviços envolvendo água e esgoto, a Agerst fiscaliza e regulamenta resíduos sólidos e transporte coletivo urbano.
Notícias relacionadas

Senac realiza cursos no contraturno escolar para alunos da rede municipal em Rio Pardo e Vera Cruz
As atividades extra-curriculares contarão com componentes diversificados, incluindo temáticas como raciocínio lógico matemático, robótica e educação financeira

Antigo prédio da Caixa Estadual e área do Daer: subutilização de imóveis públicos?
Acima de tudo, o interesse público é o princípio fundamental que deve guiar a atuação do Estado

Por Eduardo Wachholtz

Abastecimento de água no Bairro Santo Inácio será normalizado no início da tarde
Problema ocorreu devido ao rompimento de uma tubulação de água

Baixo nível e turbidez no Rio Pardinho acendem alerta em monitoramento da Agerst
Inspeção semanal aponta mudanças na coloração da água e necessidade de reforço no tratamento para manter a potabilidade