Além disso, uma reunião para debater o tema será realizada na próxima semana
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, anunciou, nesta sexta-feira (21), a suspensão dos autos de infração lavrados remotamente em decorrência do não pagamento do estacionamento rotativo do município. A medida foi determinada após diversas reclamações e dúvidas jurídicas quanto a legalidade da atuação da Fiscalização Municipal.
O assunto já havia sido abordado na sessão ordinária da última segunda-feira (17), do Legislativo. Conforme os vereadores, moradores relataram que estavam sendo autuados. Segundo os condutores, funcionários da empresa responsável estariam repassando informações ao Departamento de Trânsito sobre casos que o tempo permitido nas vagas havia sido excedido. A partir disso, seria realizada a multa. A questão é que essas autuações estariam sendo emitidas à distância, sem uma abordagem ou flagrante por parte dos agentes de trânsito. A prática contraria o Código de Trânsito Brasileiro
Diante da situação, o chefe do Executivo solicitou a revisão das autuações do período realizadas por sistema remoto, enquanto aguarda consulta formal ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). “Apesar de considerar importante a manutenção do sistema rotativo e as ações que visam a retomada da educação no trânsito, como o respeito ao limite de tolerância de estacionamento, as autuações remotas têm gerado muita reclamação e dúvidas. Elas não tem caráter arrecadatório, mas educativo para voltar a funcionar com eficiência o sistema. Se isso não acontecer assim, não vejo problema em revisar e buscar novas medidas”, informou.
Na próxima segunda-feira (24), conforme a Administração Municipal, uma reunião entre Secretaria de Segurança Pública, empresa Rek Parking e Procuradoria Jurídica Municipal deve encaminhar soluções para a autuação dos motoristas que excederam o tempo de tolerância do estacionamento sem incorrer na infração de trânsito. A autuação verificada presencialmente pelo agente de trânsito segue normalmente.
Notícias relacionadas

Contribuintes de Vera Cruz têm até segunda para pagar IPTU com desconto
Os carnês já foram distribuídos, mas quem ainda não recebeu pode retirar no Departamento de Arrecadação

Transbordamento bloqueia os dois sentidos da RSC-287 em Novo Cabrais
Desvio feito pela concessionária foi encoberto pelo Arroio Barriga; ERS-409 e RSC-153 também têm pontos críticos

Chuva causa estragos em residências e deixa bairros sem luz em Santa Cruz
Há ainda registros de alagamentos. RSC-287 foi bloqueada em virtude de arroio ter passado sobre desvio feito na rodovia

Contemplados com vagas em EMEIs de Santa Cruz devem se inscrever até esta sexta-feira
Há uma lista de documentos necessários; confira