Três homens foram indiciados pela Delegacia de Polícia de Venâncio Aires pelos crimes de receptação qualificada e associação criminosa
A Delegacia de Polícia (DP) de Venâncio Aires, coordenada pelo delegado Guilherme Dill, concluiu as investigações realizadas ao longo dos últimos meses sobre a atuação de um grupo criminoso especializado em furtar maquinários agrícolas na região, com o objetivo de revender esses bens para o exterior, especialmente para países vizinhos.
O caso teve início após o furto de um trator agrícola, ocorrido em outubro de 2024, na zona rural de Venâncio. O veículo, avaliado em cerca de R$ 150 mil, foi retirado da propriedade da vítima após o arrombamento de um cadeado, e, para funcionar, o autor do crime chegou a instalar uma bateria no bem.
Conforme Dill, as investigações apontaram que o grupo atuava de forma organizada, com integrantes responsáveis pela intermediação da venda, transporte e remessa internacional do maquinário.
Participação de guincheiro e transporte para área de fronteira
Durante a apuração, a Polícia Civil identificou o envolvimento de um guincheiro contratado pelo grupo criminoso para realizar o transporte do trator furtado. O veículo foi flagrado em imagens de pedágio sendo transportado na direção de municípios próximos à fronteira com a Argentina, reforçando a suspeita de que o destino final seria o mercado exterior.
Além do transporte, a investigação também revelou que o local de destino do trator seria uma chácara utilizada como ponto de transbordo de maquinário agrícola furtado. A área, situada no interior do município de Crissiumal, no Noroeste do Estado, já era alvo de outras investigações policiais.
Grupo criminoso estruturado
Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso contava com pessoas encarregadas da intermediação e anúncio de venda do trator em grupos de comércio agrícola na internet, além de outros integrantes responsáveis pelo transporte e pela destinação do maquinário.
O esquema contava ainda com a emissão de documentos para tentar dar aparência de legalidade às operações. A investigação da DP de Venâncio Aires resultou no indiciamento de três suspeitos pelos crimes de receptação qualificada e associação criminosa.
O delegado Guilherme Dill destacou a importância do trabalho integrado de inteligência policial e ressaltou que ações como essa visam coibir a atuação de organizações criminosas que prejudicam o setor agrícola e a economia local.
“Estamos atentos à atuação desses grupos especializados no furto e comercialização ilegal de máquinas agrícolas, muitas vezes remetendo esses bens ao exterior. A investigação demonstra o compromisso da Polícia Civil em proteger o patrimônio do produtor rural e responsabilizar os envolvidos”, salientou Dill.
Denúncias anônimas ajudam a combater o crime
A Polícia Civil reforça o pedido para que a população colabore, denunciando práticas suspeitas e atividades criminosas. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo e-mail: [email protected] ou telefones (51) 98443-4105 ou 197.
Notícias relacionadas

Pai de foragido é detido pela PRE com mais de R$ 30 mil em dinheiro
Homem foi abordado em blitz quando passava por desvio que liga Linha João Alves com a RSC-287

Proprietário de bar é preso por tráfico de drogas no interior de Santa Cruz
Ação da Brigada Militar aconteceu na localidade de Linha Alto Paredão

Dois são detidos com cocaína no Bom Jesus pela BM
A ação policial ocorreu em uma residência abandonada localizada no Corredor Muller

Preso pela Draco era de bando que furtava carros para pedir resgate a vítimas
Em agosto de 2019, antigo POE da Brigada Militar desmantelou depósito de veículos furtados, o que gerou investigação da Polícia Civil e condenação por extorsão para o homem