Feira de adoção será realizada no dia 30 de março para reduzir a superlotação do espaço
O Centro de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul enfrenta um grave problema de superlotação. Com capacidade para abrigar 180 cães, atualmente, o local acolhe cerca de 300 animais, quase o dobro do limite. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a secretária de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, revelou que a pasta planeja realizar uma feira de adoção no dia 30 de março para reduzir a lotação do espaço.
Segundo a titular da pasta, o evento será diferente das feiras tradicionais, onde apenas alguns animais são levados. Na sede do Centro, localizada na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, número 4016, em Linha Santa Cruz, todos os cães castrados, vacinados e microchipados estarão disponíveis para adoção.”Quando você adota um animal do Centro de Bem-Ester Animal, você está salvando dois. Você está salvando a vida do animal. Eu digo salvar, dar amor, levar para casa, dar aquele aconchego que todo animal merece. E você está salvando o outro que está na rua ou na clínica, que precisa de vaga para entrar no canil“, destacou.
A secretária também anunciou a intenção de abrir o Centro um domingo por mês, facilitando o acesso das pessoas que trabalham durante a semana. Atualmente, a estrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h, sem fechar ao meio-dia.
Bruna ressaltou que o problema da superlotação não será resolvido apenas com a ampliação dos abrigos. Ela alertou para a necessidade de adoções responsáveis e lembrou que muitas pessoas adotam por impulso, sem planejamento, o que pode levar ao abandono. Além disso, reforçou a importância da castração gratuita, um dos principais programas da secretaria para conter o crescimento populacional de cães de rua. O serviço oferece 200 vagas a cada 15 dias, mas muitas vezes há faltas nas consultas agendadas.
“O que falta realmente é a conscientização das pessoas em ter a posse responsável de animais. A gente vai atrás de políticas, divulga, mas a pessoa tem que ter a consciência, tem que se dar o trabalho de ir atrás de informação, levar o seu animalzinho. Enquanto as pessoas não acordarem para esse lado, a gente nunca vai ter canil suficiente”, concluiu.
Confira alguns dos animais disponíveis para adoção responsável:
Notícias relacionadas

Pavilhão da agricultura familiar na 17ª Fenachim deve ultrapassar vendas da edição de 2022
Projeção é do coordenador do espaço e chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Vicente Finn

ARAUTO REPÓRTER UNISC 9 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Chuva causa estragos em residências e deixa bairros sem luz em Santa Cruz. ➡️ Feirão de Empregos oferta mais de 200 vagas em Santa Cruz. ➡️ Inscrições para a Gincana de Vera…

Rota de Santa Maria inicia trabalhos para liberar trânsito na RSC-287
Transbordamento do Arroio Barriga interrompeu tráfego entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais

CNH Social beneficiará 3 mil pessoas de baixa renda no RS; saiba como participar
Inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira e seguem até o dia 10 de julho