Projetos baseados em estudos técnicos da UFRGS preveem estrutura mais robusta e novas soluções para minimizar impactos climáticos
A Rota de Santa Maria está adotando medidas para reforçar a estrutura da RSC-287 após a enchente histórica de maio de 2024. A posição geográfica da rodovia, situada em uma planície e próxima a importantes bacias hidrográficas, torna-a altamente vulnerável a eventos climáticos extremos. Por isso, a concessionária tem estruturado as obras de duplicação com novas diretrizes baseadas em estudos técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), focando na mitigação dos impactos causados por cheias e deslizamentos.
O detalhamento dos investimento foi feito pelo diretor geral da concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conteratto, Entre as principais ações, destacam-se a elevação e ampliação de pontes, garantindo que fiquem acima do nível da maior enchente já registrada, além da construção de pistas em níveis mais altos para minimizar alagamentos. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) já incorporou essas exigências nos editais de reconstrução de pontes, que serão erguidas ao menos 1,5 metro acima do ponto máximo de cheia. A drenagem da rodovia também está sendo revista, com a utilização de materiais mais resistentes e reforço da base para aumentar a durabilidade da via.
A contenção de encostas é outra prioridade, com reforço estrutural e a criação de barreiras para estabilizar taludes e prevenir desmoronamentos. Parte dos projetos contendo as mudanças estruturais já foi protocolada na Secretaria da Reconstrução Gaúcha e aguarda aprovação.
Notícias relacionadas

Vera Cruz forma 83 alunos nos cursos do Programa RS Qualificação
Iniciativa buscou ampliar as oportunidades de emprego e renda para a comunidade, por meio da capacitação profissional gratuita

Mãe…
Ela te ensinou a dar os primeiros passos. Te ensinou a dizer as primeiras palavras. E, mesmo quando você se esqueceu de como falar, foi ela que entendeu o que você precisava, sem você precisar dizer nada. Ela te cobriu…

Contribuintes de Vera Cruz têm até segunda para pagar IPTU com desconto
Os carnês já foram distribuídos, mas quem ainda não recebeu pode retirar no Departamento de Arrecadação

Transbordamento bloqueia os dois sentidos da RSC-287 em Novo Cabrais
Desvio feito pela concessionária foi encoberto pelo Arroio Barriga; ERS-409 e RSC-153 também têm pontos críticos