Estado também registrou forte queda nos crimes contra o patrimônio
O Rio Grande do Sul segue batendo recordes na segurança pública e fevereiro não foi diferente. O mês encerrou com quedas expressivas nos homicídios dolosos, nos feminicídios e nos crimes patrimoniais no Estado. O sucesso dos indicadores é resultado de um trabalho integrado das forças de segurança, que atuaram com celeridade no combate ao crime, resultando em uma queda de 48% dos homicídios dolosos. Enquanto em 2024 o mês de fevereiro teve 155 vítimas de homicídios, neste ano foram 80 vítimas deste crime.
Entre as medidas que tiveram mais efeito está a dissuasão focada, que integra os principais métodos para elucidar os homicídios e prender mandantes e executores envolvidos no crime organizado. A teoria, criada nos Estados Unidos, define que a maioria dos crimes é provocada por uma minoria, ou seja, uma rede formada sempre pelas mesmas pessoas. Com o foco voltado para o monitoramento de grupos criminosos e uso de inteligência, as ações da dissuasão focada contribuíram diretamente para a redução das mortes violentas em fevereiro de 2025.
Outro índice que apresentou redução em fevereiro é o do número de feminicídios. Esse tipo de crime teve queda de 43%, passando de 7 casos em 2024 para 4. A queda é a segunda do ano. Com isso, o índice acumula 32% de redução em janeiro e fevereiro, passando de 19 casos em 2024 para 13 neste ano.
Nos crimes contra o patrimônio, os roubos a pedestres tiveram uma retração de 40%, passando de quase 1,5 mil casos em fevereiro de 2024 para 901 neste ano. Nos roubos de veículos, a queda foi de 24%. No segundo mês do ano passado foram registrados 260 crimes do tipo, enquanto em fevereiro deste ano foram 197. No transporte coletivo, nas instituições financeiras e no comércio, o Estado também teve importantes reduções nos índices.
As ocorrências bancárias zeraram no mês de fevereiro, enquanto no mesmo período do ano anterior foram registradas quatro ocorrências do tipo. Nos comércios, a retração foi de 20%, passando de 377 casos no ano passado para 303 em fevereiro deste ano. No transporte coletivo, a queda foi de 29%, com 39 casos neste ano, o que representa 16 ocorrências a menos do que em fevereiro de 2024.
As estratégias de combate aos crimes no campo seguem trazendo resultados importantes para o RS. Os crimes de abigeato reduziram 30% em fevereiro, passando de 267 casos em 2024 para 187 em fevereiro deste ano.
Notícias relacionadas

Homem destrói casa e ameaça matar mulher que queria deixá-lo em Santa Cruz
Acusado, que foi preso em flagrante pela Brigada, causou situação após vítima anunciar que iria embora da casa onde moram

“Abusador não tem cara”, diz promotora que denunciou ex-padre por estupro de adolescentes
Para Maria Fernanda Cassol Moreira, repercussão do caso deve servir para alertar pais a ficarem atentos ao comportamento dos filhos

Identificado jovem morto a tiros no Bairro Santa Vitória
Homicídio de Rafael Eduardo Benta aconteceu na madrugada desta quinta-feira

Homem é detido após mostrar pênis para passageira de ônibus em Santa Cruz
BM tomou conhecido após filmagens feitas por outros usuários de coletivo, terminando por abordar acusado no Distrito Industrial