Dados foram trazidos pelo chefe da agência do instituto em Santa Cruz, Luis Eduardo Braga
Santa Cruz do Sul tem se destacado na educação, superando a média nacional e figurando entre as três melhores cidades do Rio Grande do Sul com mais de 100 mil habitantes no que se refere à taxa de frequência escolar de crianças de 0 a 3 anos. Esses resultados são baseados nos dados do Censo 2022 e no acompanhamento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News 89,9 FM, Luis Eduardo Braga, chefe da agência do IBGE em Santa Cruz do Sul, detalhou os números do Censo, que monitoraram a taxa de frequência escolar nas diferentes faixas etárias. O levantamento revelou que, no Brasil, a taxa de frequência escolar para crianças de 0 a 3 anos foi de 33,9%. Já na faixa etária de 4 a 5 anos, esse índice subiu para 86,7%, e, entre as crianças de 6 a 14 anos, a taxa foi de 98,3%, um avanço significativo em relação a anos anteriores.
Para o Brasil, o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece metas como a universalização da educação infantil, com ênfase na educação infantil em creches, atendendo, ao menos, 50% das crianças de até 3 anos de idade. Santa Cruz do Sul supera essa meta, alcançando 60,25% de ocupação escolar em creches para crianças de 0 a 3 anos, o que representa mais que o dobro da média nacional, de 33,9%.
“Santa Cruz do Sul está bem acima da média nacional, com quase o dobro do dado nacional“, afirmou Braga durante a entrevista. Ele também ressaltou que a cidade figura ao lado de Bento Gonçalves e Erechim, que, assim como Santa Cruz, atingiram a meta de 99% de cobertura na faixa etária de 6 a 14 anos, colocando Santa Cruz do Sul no topo das cidades gaúchas com mais de 100 mil habitantes em termos educacionais.
Em comparação com o Rio Grande do Sul, que possui uma média de 39,35% de cobertura escolar para crianças de 0 a 3 anos, Santa Cruz do Sul se destaca com um percentual bem mais elevado. O estado gaúcho, embora esteja acima da média nacional, ainda fica abaixo das taxas alcançadas por Santa Cruz e outros municípios da região, como Venâncio Aires, que está com 48,76%, e Vera Cruz, com 56,3% de cobertura.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 9 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Chuva causa estragos em residências e deixa bairros sem luz em Santa Cruz. ➡️ Feirão de Empregos oferta mais de 200 vagas em Santa Cruz. ➡️ Inscrições para a Gincana de Vera…

Rota de Santa Maria inicia trabalhos para liberar trânsito na RSC-287
Transbordamento do Arroio Barriga interrompeu tráfego entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais

CNH Social beneficiará 3 mil pessoas de baixa renda no RS; saiba como participar
Inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira e seguem até o dia 10 de julho

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc está entre os melhores do Estado
Nota é considerada a maior média da Instituição e ocupa a 3ª posição entre Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul