Estruturas fornecerão informações em tempo real sobre níveis dos rios, chuvas, granizo, vento e umidade do ar
Municípios como Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Rio Pardo, Candelária, Vale Verde e Venâncio Aires poderão contar com um sistema mais avançado de monitoramento climático nos próximos anos. A empresa catarinense Terra Brasil demonstrou interesse e apresentou a melhor proposta para a instalação de 130 novas estações hidrometeorológicas no Rio Grande do Sul, serviço que promete beneficiar diretamente a região.
O contrato, avaliado em R$ 47,2 milhões, prevê que as estações atualizem dados a cada 15 segundos, fornecendo informações em tempo real sobre níveis dos rios, chuvas, granizo, neve, vento, umidade do ar e temperatura para a Defesa Civil e demais órgãos responsáveis pela gestão de riscos ambientais. Apenas em Rio Pardo, quatro novas estações serão instaladas, permitindo um acompanhamento mais preciso das condições climáticas.
A Terra Brasil, em consórcio com a também catarinense Dualbase, concorreu com outras quatro empresas na disputa realizada na semana passada. Agora, a Central de Licitações analisa a documentação antes de confirmar o vencedor. Se não houver irregularidades, o contrato será assinado e terá duração de dois anos, incluindo instalação, operação e manutenção dos equipamentos.
Notícias relacionadas

Direto ao Ponto – Felipe Haas, Advogado Criminalista, e Brizola Filho, Procurador do Município de Teutônia
Desfecho de um caso de tentativa de homicídio que houve absolvição para o réu defendido pelos dois no Vale do Taquari.

CDL Mulher promove workshop para fortalecer a comunicação
Encontro integra a programação anual do núcleo lançado em novembro de 2024

Direto ao Ponto – Leonel Radde, Deputado Estadual
Fiscalização e acompanhamento das obras do Case no Rio Grande do Sul.

Direto ao Ponto – Mano Paganotto, Prefeito de Pantano Grande
Carnaval, pedido por melhorias na RSC-471, ações após decreto de emergência por estiagem.