Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a médica veterinária, Aline Corrêa, falou sobre as medidas de prevenção
A recente detecção de casos de febre aftosa na Europa e de influenza aviária na Argentina gerou preocupação no Brasil, aumentando o alerta sanitário no país. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a médica veterinária e fiscal estadual agropecuária da Inspetoria Veterinária de Santa Cruz do Sul, Aline Corrêa, falou sobre as medidas de prevenção e vigilância adotadas na região.
Aline destacou a importância de notificar imediatamente as autoridades veterinárias sobre suspeitas de doenças semelhantes à febre aftosa. “Se o animal estiver com febre, mancando, babando ou com bolhas na boca, notifique a inspeção veterinária”, orientou. Ela também enfatizou a relevância de evitar a compra de animais sem Guia de Trânsito Animal (GTA) e o cuidado ao adquirir produtos de origem animal durante viagens internacionais, especialmente para a Europa.
A Inspetoria Veterinária de Santa Cruz do Sul, responsável por seis municípios, realiza visitas regulares às localidades, especialmente àquelas com pequenas propriedades agrícolas e criação de suínos de subsistência. Além das visitas, são realizadas barreiras de trânsito para fiscalizar a movimentação de animais e estudos sorológicos para monitorar a circulação do vírus. A médica veterinária ressaltou que a consciência e a colaboração dos produtores são essenciais na prevenção de doenças.
Conforme Aline, a gripe aviária é mais preocupante do que a febre aftosa, pois é disseminada por aves migratórias. “É difícil controlar. Ao contrário da aftosa, que vem com produto ou com animal via terrestre, a influenza vem voando”, salientou. Por conta disso, o risco de surtos no Rio Grande do Sul é alto, devido aos padrões migratórios semelhantes aos do ano passado.
Notícias relacionadas

Venâncio representa Região dos Vales em evento nacional sobre educação
Objetivo do Bett Brasil é debater tendências, compartilhar soluções e fomentar conexões que impulsionem a transformação educacional

Vale do Taquari reconhece papel do Cisvale por meio do Pró-Clima
Assembleia conjunta entre o Cisvale, Amvarp e Amvat ocorreu nesta sexta-feira, em Venâncio Aires

Amvarp quer maior agilidade em obras na RSC-287
Em assembleia, o presidente reforçou o compromisso da entidade com a fiscalização na concessão da rodovia

Rádio Revista – Jordana Durante, Dançarina e Instrutora
Oficinas de danças gaúchas estão com inscrições abertas em Santa Cruz. Para todos os níveis e idades, terças das 19h30 às 21 horas. Aulas gratuitas começaram no dia 29 de abril no Coworking Cultural. Atividade com recursos do Funcultura.