A ação também teve como objetivo informar a comunidade sobre os serviços de apoio a mulheres vítimas de violência
Neste sábado (8), Dia Internacional da Mulher, uma ação organizada pelo Movimento Unificado de Mulheres tomou as ruas do Centro de Santa Cruz do Sul. O evento, realizado na Praça Getúlio Vargas, foi marcado por conversas com a comunidade, com foco na importância das lutas históricas das mulheres e a defesa dos seus direitos.
Segundo uma das organizadoras da atividade, Célia Zingler, a data é um momento para resgatar as conquistas alcançadas, mas também para refletir sobre os avanços ainda necessários. Entre as pautas levantadas estavam a redução da jornada de trabalho, o combate à violência de gênero e ao feminicídio, a busca por igualdade salarial e o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. “É uma data simbólica, porque nós lutamos todos os dias. A origem da data são as lutas das mulheres operárias, que tinham uma jornada de 16 a 18 horas de trabalho, que recebiam muito pouco, onde as crianças também tinham que trabalhar na fábrica. Então, foi uma luta muito forte dessas mulheres, que hoje nós temos essa jornada mais reduzida, mas que ainda está longa”, disse
A ação também teve como objetivo informar a comunidade sobre os serviços de apoio a mulheres vítimas de violência. Folhetos foram distribuídos com números úteis, como o Disque 180, um serviço nacional para denúncias e orientações sobre violência, que garante anonimato para quem precisar de ajuda. Além disso, o telefone 190, da Brigada Militar, pode ser acionado para situações emergenciais, incluindo a Patrulha Maria da Penha.
Em Santa Cruz do Sul, a rede de atendimento à mulher conta com vários serviços especializados. O Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, com plantão 24 horas, pode ser contatado pelo número (51) 99929-0288, e também oferece apoio através da Casa de Passagem, destinada a mulheres vítimas de violência, que podem acolher suas crianças nesse espaço seguro. Para casos mais específicos, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher pode ser acionada pelos números (51) 3719-9979 ou (51) 3719-9942. Além disso, o serviço de saúde municipal está capacitado para realizar atendimentos às vítimas, incluindo exames necessários e a oferta da pílula do dia seguinte para casos de estupro.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Notícias relacionadas

Contemplados com vagas em EMEIs de Santa Cruz devem se inscrever até esta sexta-feira
Há uma lista de documentos necessários; confira

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru
Robert Prevot é o primeiro papa agostiniano

Venâncio Aires promove recolhimento de lixo eletrônico, vidros e óleo de cozinha neste sábado
Ação ocorrerá das 7h30 às 11h30, na Travessa São Sebastião Mártir, em frente à Igreja Matriz

Heilige comemora 15 anos de referência no mercado de cervejas artesanais
Cervejaria promove neste sábado o evento "Vibra", na Casa Golden Leaf, em Santa Cruz