Região será contemplada com novas estações hidrometeorológicas para aprimorar prevenção a desastres naturais
O Vale do Rio Pardo será uma das regiões beneficiadas pelo reforço na rede de monitoramento climático do Rio Grande do Sul. O governo do Estado realiza, nesta sexta-feira (7), um pregão eletrônico para contratar uma empresa especializada na instalação e operação de 130 estações hidrometeorológicas. Com investimento de R$ 48,5 milhões e prazo de execução de 24 meses, a medida tem como objetivo aprimorar a coleta de dados ambientais e fortalecer o sistema de prevenção a desastres naturais.
Municípios da região como Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Rio Pardo, Candelária, Vale Verde e Venâncio Aires serão contemplados com os novos equipamentos. Apenas em Rio Pardo, serão instaladas quatro estações, que permitirão um acompanhamento mais preciso do nível dos rios e das condições climáticas. As unidades terão sensores para medir precipitação atmosférica, ventos, umidade do ar e temperatura, além de contar com telemetria e videomonitoramento. Os dados serão atualizados a cada 15 segundos e estarão disponíveis em tempo real para a Defesa Civil e demais órgãos responsáveis pela gestão de riscos ambientais e alertas para a população ribeirinha.
A licitação será realizada na modalidade de pregão eletrônico, com critério de menor preço global. A iniciativa faz parte de um programa do governo estadual para melhorar o monitoramento climático, especialmente em regiões vulneráveis a eventos extremos como enchentes e secas.
Notícias relacionadas

Virada no tempo traz chuva para Santa Cruz e região nesta quarta-feira; veja a previsão
Instabilidade aumenta na sexta-feira (9), quando os acumulados devem ultrapassar os 30 milímetros

Fim de semana deve ser marcado por temperaturas amenas em Santa Cruz
A chuva não deve aparecer

Nova onda de ar frio derruba temperaturas em Santa Cruz e região; veja a previsão
Temperaturas baixas marcam o início da semana; chuva isolada pode ocorrer na sexta

Região terá chuva, sol e nova onda de frio no feriadão; confira
Previsão indica instabilidade no sábado e queda nas temperaturas; segunda-feira será de sol e clima agradável