O objetivo é criar um acervo digital gratuito para documentar os eventos climáticos e promover a conscientização
Um grupo de voluntários, com apoio da Universidade do Vale do Taquari (Univates), está compilando imagens das enchentes que atingiram o Vale do Taquari e outras regiões entre setembro de 2023 e maio de 2024. O objetivo é criar um livro digital gratuito para documentar os eventos climáticos e promover a conscientização.
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o jornalista e voluntário do projeto, Lucas Wendt, explicou que a iniciativa busca ilustrar o impacto das enchentes nas comunidades. “Essas imagens muitas vezes podem suscitar memórias sofridas, memórias de dor. Ainda assim, a gente, num âmbito coletivo, num âmbito maior do que o individual, precisa encontrar maneiras, e o livro é uma dessas, de não deixar com que esses eventos sejam esquecidos pela população”, destacou.
As imagens podem ser enviadas por meio de um formulário disponível no site da Univates. “A pessoa preenche alguns campos, faz o upload das fotos e as compartilha conosco. Em seguida, registramos todo esse material para, mais adiante, fazer uma seleção de acordo com critérios definidos para compor os capítulos da obra”, acrescentou.
O livro digital estará disponível gratuitamente on-line e, dependendo da arrecadação, poderá ser impresso em cópias limitadas para distribuição em instituições públicas.
Notícias relacionadas

Conexão News realiza quarta edição durante a 17ª Fenachim
Programa foi transmitido ao vivo das 14h às 16h

Aposta feita em Santa Cruz fatura mais de R$ 33 mil na quina da Mega-sena
Bilhete está entre os 77 jogos premiados na faixa da Quina em todo o Brasil

“Nada vai acontecer antes de sentarmos juntos”, garante secretário estadual sobre acessos na RSC-287
Secretário Pedro Capeluppi participou de reunião na Prefeitura para ouvir demandas da comunidade e discutir ajustes no projeto executivo da duplicação da rodovia

Prefeitura de Santa Cruz capacita assistentes de apoio escolar para atuação com alunos com deficiência
Qualificação inclui diversos temas, como as atribuições do cargo, a Lei Lucas, primeiros socorros e alimentação