Objetivo é intensificar as ações de cuidado para que a doença não avance de estágio e situação fique mais grave
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), orienta profissionais da Atenção Primária dos municípios do Rio Grande do Sul a estarem atentos aos sinais e sintomas de dengue entre a população que tem procurado os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é intensificar as ações de prevenção e de cuidado para que a doença não avance de estágio no Plano de Contingência Estadual da Dengue – 2025. O documento aponta os estágios operacionais que os municípios, regiões e o Estado se encontram com relação à dengue, elencando ações a serem tomadas em cada um desses estágios.
Até o momento, o RS encontra-se no estágio de normalidade (sinalizada pela cor verde) que é quando o número de casos confirmados está abaixo do limite de alerta calculado. Apesar de haver circulação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, em 472 municípios, até esta segunda-feira (24/2), o Painel da Dengue registrou 398 casos confirmados, sendo 293 autóctones e nenhum óbito ocorrido.
Conforme o plano de contingência, na fase de mobilização devem ser intensificadas as ações de prevenção, investigação, monitoramento e preparação para a resposta, com o objetivo de conter o agravamento da situação. Importante destacar que durante o primeiro atendimento ao paciente suspeito de dengue, o profissional de saúde deve avaliar o cenário epidemiológico da sua localidade em conjunto com o quadro clínico, sendo fundamental o manejo adequado desses casos, já que eles requerem uma classificação de risco diferenciada devido à rapidez com que o quadro pode se agravar.
O profissional de saúde deve fornecer as orientações necessárias para cada caso. Algumas informações gerais são:
- Repousar
- Ingerir bastante água
- Observar sinais de alerta e buscar novamente o serviço de saúde sempre que necessário
- Não utilizar medicação sem orientação da equipe de saúde
- Passar repelente corporal (pois assim evita que o mosquito a pique e infecte outras pessoas)
- Utilizar roupas que cubram braços, pernas e pés (diminuindo as áreas disponíveis para o mosquito)
- Utilizar mosquiteiro, principalmente em pessoas acamadas
A SES recomenda aos gestores (prefeitos e secretários municipais de saúde) que organizem a rede assistencial municipal, com a ampliação dos horários de atendimentos dos serviços. Também é importante que sejam definidos os pontos de atendimento à população, tratamento de pacientes com suspeita de dengue com disponibilização de hidratação endovenosa quando necessário, bem como os fluxos de notificação e ações ambientais.
Notícias relacionadas

Justiça condena Daer a indenizar condutora por danos em rodovia da região
Advogado Tibicuera Almeida, que representou a vítima, falou sobre a decisão; confira

Rádio Revista – Thiago Beckenkamp, Diretor do Curta-Metragem ‘’Todos os Bebês Nascem Pelados’’
Curta-metragem Todos os Bebês Nascem Pelados em Cachoeira do Sul estreia nesta segunda com exibição. O lançamento ocorre com exibição nesta segunda, dia 24, às 19 horas no Cine Via Sete com entrada franca. O filme foi realizado através da…

Projetos da Consulta Popular podem ser encaminhados; confira os escolhidos na região
Os municípios e o Consórcio Público deverão fazer o encaminhamento para execução das propostas, cuja temática foi da “reconstrução”, até o dia 31 de março

Doação de material escolar é aceita o ano todo
Distribuição está sendo feita mediante um breve cadastro junto ao Gabinete e também por demanda vinda das próprias escolas