Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado entre os dias 10 e 21 de fevereiro
Risco alto. Esse foi o resultado obtido pela equipe da Vigilância Sanitária de Vera Cruz após a realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 10 e 21 de fevereiro. O índice de infestação predial ficou em 12,2%. Em comparação com a última amostra, realizada em novembro, quando estava em 4,2%, demonstra o aumento considerável e o risco de transmissão de dengue. O recomendado, frisa a Vigilância Sanitária, é que o LIRAa esteja abaixo de 1%. Neste ano ainda não foi confirmado caso de dengue em Vera Cruz.
Na Capital das Gincanas, os bairros mais infestados foram, nesta ordem, o Boa Vista, o Triângulo, Leopoldina, Centro e Imigrante. Os criadouros com maior número de coletas foram em lixos (lonas, garrafas, latas), vasos e pratinhos de flor, água dos animais; bromélias, casca de coqueiro; pneus e caixa d’água e tonéis.
Além de visitas aos pontos estratégicos e domiciliares, a equipe tem realizado a aplicação de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) nos prédios públicos. Também, serão intensificados os trabalhos nos bairros com maior infestação, possíveis mutirões de limpeza serão planejados. Em breve, deve iniciar o projeto das Ovitrampas, que são armadilhas que atraem o mosquito Aedes aegypti. A fêmea atraída coloca seus ovos em uma estrutura de Eucatex, onde ficam instaladas em uma semana e na seguinte são recolhidos e realizada a contagem. Esses dados são contabilizados e geram um mapa de calor, indicando os locais que mais precisam de atenção.
Mas além das ações da Vigilância Sanitária, os cuidados redobrados dos moradores devem ser frisados. A orientação é simples: não deixar água acumulada. Pela diversidade de pontos onde foram coletadas amostras, é possível perceber que não se trata apenas de virar os vasos de flor no pátio, reforçam os agentes de combate às endemias.
Notícias relacionadas

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc está entre os melhores do Estado
Nota é considerada a maior média da Instituição e ocupa a 3ª posição entre Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul

Os gordos X Os magros
Partida aconteceu nos anos 50, no campo do Esporte Clube Teresa, hoje Clube Vera Cruz. Atletas jogavam sem camisa ou regata, o fardamento chegou mais tarde no Alvi-azul

Vera Cruz forma 83 alunos nos cursos do Programa RS Qualificação
Iniciativa buscou ampliar as oportunidades de emprego e renda para a comunidade, por meio da capacitação profissional gratuita

Mãe…
Ela te ensinou a dar os primeiros passos. Te ensinou a dizer as primeiras palavras. E, mesmo quando você se esqueceu de como falar, foi ela que entendeu o que você precisava, sem você precisar dizer nada. Ela te cobriu…