Atividades serão desenvolvidas em vários espaços públicos do município
A Coordenadoria Municipal da Diversidade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, preparou uma programação especial na Semana da Visibilidade Trans em Santa Cruz do Sul. Celebrado nacionalmente no dia 29 de janeiro, neste ano, a programação se estenderá entre os dias 24 e 26 de fevereiro, e conta com uma série de atividades que serão desenvolvidas em vários espaços públicos do município.
Failon Ezequiel Moraes, Coordenador da Diversidade, fala da importância de se promover um diálogo sobre o tema. “A promoção do debate sobre a Visibilidade Trans é crucial pra construção de uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e igualitária. Falar sobre isso é uma forma de dar voz e reconhecimento a um grupo que, historicamente, foi silenciado e desumanizado. A Visibilidade Trans não é apenas sobre representar pessoas trans na mídia ou em espaços públicos, mas é, sobretudo, sobre garantir que elas tenham seus direitos reconhecidos e respeitados, que possam existir de forma plena e autêntica em todos os âmbitos da sociedade”, declarou o coordenador.
A programação inicia na próxima segunda-feira, 24, quando haverá uma ação de conscientização nas unidades públicas, como em Estratégias de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), e nas Unidades de Pronto Atendimento Central, e do Bairro Esmeralda (UPAs).
Já na terça-feira, 25, será realizada uma live via Instagram (@coordenadoriadiversidade.scs), em parceria com a Associação Mães da Diversidade, que tratará do tema “Importância do Acolhimento de um/uma filho(a) trans”.
Na quarta-feira, 26, às 14h, na Câmara de Vereadores, o ponto alto da programação da semana será um painel com o professor Eduardo Saraiva, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ele, que é coordenador Ambitrans de Santa Cruz, junto com a médica de saúde da família, Graziela Melz, falarão sobre o tema “O acesso das pessoas trans na saúde pública”. O evento será na Câmara de Vereadores.
A Semana da Visibilidade Trans é uma iniciativa da Coordenadora Municipal da Diversidade, com o apoio da Associação Mães da Diversidade, e do Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da População LGBT (Ambitrans).
Notícias relacionadas

Estudantes cobram esclarecimentos sobre suspensão de cursos em faculdade de Santa Cruz
Manifestação ocorreu nesta sexta-feira

“Nenhuma família ficará sem casa”, afirma secretário Nacional de Habitação
Augusto Rabelo esteve reunido com a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social para entender demandas do município

STF confirma competência de guardas municipais para fazer policiamento
Atribuições das polícias Civil e Militar devem ser respeitadas

Empresa paranaense vai investir R$ 40 milhões em lotes residenciais em Santa Cruz
Além das moradias, será edificado um complexo com estrutura para o lazer e esporte