VSR é uma das principais causas de infecções em bebês
O Ministério da Saúde vai incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) duas tecnologias para prevenir complicações causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias graves em bebês, incluindo quadros de bronquiolite.
Trata-se do anticorpo monoclonal nirsevimabe, indicado para proteger bebês prematuros e crianças de até 2 anos de idade nascidas com comorbidades, e da vacina recombinante contra os vírus sinciciais respiratórios A e B, aplicada em gestantes para proteger o bebê ao longo dos primeiros meses de vida.
“Ambas foram avaliadas durante a 137ª Reunião Ordinária da Conitec [Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde], que considerou o impacto positivo dessas medidas na prevenção de hospitalizações e óbitos infantis”, informou a pasta.“A medida faz parte de uma estratégia para reduzir a mortalidade infantil associada ao vírus, por meio da imunização ativa de gestantes e bebês prematuros”, acrescentou o ministério, em nota.
De acordo com o comunicado, estudos apresentados à Conitec mostram que a vacina para gestantes pode prevenir aproximadamente 28 mil internações anuais. “A estratégia combinada irá proteger cerca de 2 milhões de bebês em seus primeiros meses de vida, idade mais vulnerável a complicações”, diz o ministério.
A portaria incorporando as duas tecnologias, segundo a pasta, será publicada nos próximos dias.
O ministério explica que o nirsevimabe é um anticorpo monoclonal que fornece proteção imediata contra o VSR, sem necessidade de estimular o sistema imunológico da criança a produzir seus próprios anticorpos. “Isso o torna especialmente útil para bebês prematuros e crianças com menos de 2 anos que apresentam comorbidades”, avalia.
Já a vacina recombinante contra os vírus sinciciais A e B induz uma resposta imunológica na mãe, garantindo que o recém-nascido receba anticorpos ainda na gestação, oferecendo proteção nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade.
Notícias relacionadas

O que a direção do Dom Alberto diz sobre o fechamento dos cursos presenciais em Santa Cruz
Coletiva de imprensa foi realizada nesta sexta-feira

As prioridades de um estado democrático
Gerar emprego se tornou selo de autenticidade e legitimidade de todos os empreendimentos econômicos, culturais e políticos

Por Dom Itacir Brassiani

ARAUTO REPÓRTER UNISC 21 de Fevereiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Estudo técnico realizado há dez anos mostra que mais da metade das tipuanas tem problemas no tronco. ➡️ Desfile do Carnaval de Santa Cruz vai ser realizado na Rua Galvão Costa. ➡️…

Assinado termo de início das obras do Loteamento Santa Maria II
Ato contou com a presença do secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rebelo