Como são carnívoros, os animais se alimentam de outros peixes, prejudicando a pesca
A presença de palometas no Rio Jacuí volta a preocupar pescadores de Rio Pardo. A espécie é típica na bacia do rio Uruguai, mas na região é uma espécie invasora. Como são carnívoras, se alimentam de outros peixes, prejudicando a pesca. O secretário de Meio Ambiente e Pesca de Rio Pardo, Cicero Garcia, destaca que esse é um problema registrado há anos na região.
“Ela tem um problema que é não ter um predador. Os próprios pescadores se conscientizam e quando pescam uma palometa, eles tiram do rio”, diz Garcia. Uma solução para diminuir o número de palometas no Rio Jacuí seria a inserção do peixe dourado, que é uma espécie predadora. “Mas o dourado é muito raro ter no nosso rio. E se trazer ele de fora, também vai ser um invasor. Então a gente acaba causando mais um outro problema”.
Além das palometas, as cracas (uma espécie de molusco) também começaram a ser registradas na bacia do rio Jacuí. As duas espécies prejudicam a produtividade da pesca na região.
O secretário defende que são necessárias ações em conjunto entre os municípios no combate às espécies invasoras. Ou seja, um projeto a nível de bacia do Rio Jacuí. “Não adianta a gente fazer um povoamento de peixe dourado somente em Rio Pardo, no Jacuí, de dourado. Se daqui a pouco lá em Cachoeira, em Triunfo, em São Jerônimo não fizerem algo, vai ser um recurso que vai ser jogado fora. Então precisamos buscar ações em conjunto, inclusive com parceria da FEPAM e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, na destinação de recursos pra tentar minimizar esse problema”, defende o secretário.
Notícias relacionadas

Contemplados com vagas em EMEIs de Santa Cruz devem se inscrever até esta sexta-feira
Há uma lista de documentos necessários; confira

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru
Robert Prevot é o primeiro papa agostiniano

Venâncio Aires promove recolhimento de lixo eletrônico, vidros e óleo de cozinha neste sábado
Ação ocorrerá das 7h30 às 11h30, na Travessa São Sebastião Mártir, em frente à Igreja Matriz

Heilige comemora 15 anos de referência no mercado de cervejas artesanais
Cervejaria promove neste sábado o evento "Vibra", na Casa Golden Leaf, em Santa Cruz