Proposição é da presidente da Câmara, Nicole Weber
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou, na noite dessa segunda-feira (17), projeto de lei que cria a Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo. A iniciativa, da presidente Nicole Weber (Podemos), busca criar um ambiente para o atendimento de mulheres em situação de violência no município.
Segundo ela, a iniciativa é importante e foi trazida da Assembleia Legislativa, enquanto Nicole era coordenadora e indicada pela deputada Kelly Moraes. “Por quatro anos não consegui fazer isso daqui. Tive projeto barrado e roubado. Então desta vez, a Procuradoria Especial da Mulher, só foi possível por causa da votação de homens. A Procuradoria é uma analogia da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, quando a deputada Kelly Moraes me colocou como coordenadora”, disse a presidente.
Ela salientou que a Câmara inclusive já está fazendo a construção de uma nova sala apropriada, onde será a instalada a Procuradoria da Mulher. “Ela vai funcionar como um escritório da defesa da mulher. Uma servidora da mesa será realocada, para esta função, um banco de atendimento, de encaminhamento e o combate de violência contra a mulher, acompanhar esta mulher à DP, DEAM, na perícia, entre outras ações”, observou.
Nicole destaca que a iniciativa se justifica pela crescente demanda por políticas públicas e ações afirmativas que visem à promoção da igualdade de gênero, o combate à violência contra a mulher e a garantia dos direitos das mulheres no município. “A criação da Procuradoria Especial da Mulher se mostra como uma medida de suma importância para fortalecer a atuação do Poder Legislativo na defesa dos direitos das mulheres. A Procuradoria terá como objetivo principal atuar na defesa e promoção dos direitos das mulheres, bem como no combate à violência de gênero no âmbito do município”, citou.
Por fim, a presidente destacou que a criação da Procuradoria Especial da Mulher representa um marco na atuação da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul na defesa dos direitos das mulheres.
Notícias relacionadas

Embaixada da Suíça abre o diálogo com cadeia produtiva do tabaco
Reunião em Genebra iniciou a conversa com a representação brasileira, como forma de preparação para a COP-11

Circulação de bicicletas e skates no canteiro central da Avenida do Imigrante divide opiniões
Debate volta a ter destaque após manifestações na tribuna da Câmara de Vereadores nesta semana

Aprovado no Legislativo, programa busca reforçar segurança nas áreas rurais de Santa Cruz
Projeto prevê a instalação de câmeras em pontos estratégicos definidos a partir de estudos técnicos

R$ 5,3 mil em multas de anos anteriores travam uso de carro da Câmara de Vereadores
Presidente Nicole Weber lamentou que pendências de gestões passadas impedem utilização do carro