Presidente do Cisvale participou de vários eventos com tema que vai ao encontro do trabalho desenvolvido pelo Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo
O governo federal anunciou, durante o encontro de novos prefeitos e prefeitas, na Capital Federal, a criação do programa AdaptaCidades, no qual o objetivo é ampliar a capacidade de resiliência e treinamento da população em situações de clima severo ou eventos climáticos extremos. Representando a região, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Gilson Becker, participou do lançamento, ocorrido na última quarta-feira (12), com a apresentação da portaria para ingresso dos municípios. A meta é incluir a região como um todo no programa, estendendo assim a qualificação aos 17 municípios consorciados. Ainda na programação do evento, foram apresentados novos programas para a destinação de resíduos sólidos, uma das políticas públicas que deverá ser ampliada pelo Cisvale durante o ano de 2025.
Entre as inovações que o AdaptaCidades apresenta está a possibilidade de ampliação na integração entre os governos federal, estaduais e municipais, no que se refere às políticas públicas de adaptação e resiliência climática. “Na prática é o que já está acontecendo em nossa região, por meio do Comitê Pró-Clima e esta integração dos municípios do Cisvale. Agora, o que nos é apresentado são novas possibilidades nas áreas de capacitação, planejamento e monitoramento, condições que contribuem com as atividades já desenvolvidas no Vale do Rio Pardo”, avalia Becker.
Conforme o presidente do Cisvale, o AdaptaCidades vem em boa hora para ajudar na estruturação dos municípios. “Nossa região está um pouco mais avançada nisso, porque atuamos na elaboração de bons projetos e já estamos na fase de captação de recursos para a implementação deles. Mas nesta etapa de reconstrução e ações de adaptação e resiliência, estamos sempre na busca de novos programas e iniciativas que tornem ainda mais robusta nossa atuação enquanto região”, pondera o presidente, ao destacar que o Cisvale e os 17 municípios consorciados irão efetuar junto ao governo do estado a mobilização para o credenciamento ao AdaptaCidades.
Ainda no rol de discussões ambientais, o presidente do Cisvale participou da apresentação de novas ações para o controle e destinação correta de resíduos sólidos, atividade já desenvolvida pelo consórcio do Vale do Rio Pardo, ainda em 2019, com levantamento e estudo deste potencial na região. A pauta retorna como uma das prioridades para o Cisvale a partir deste ano. “Foram apresentadas novas possibilidades, por meio de editais, para captação de recursos e elaboração de projetos. Este é um tema que muito interessa o Cisvale, pois temos como objetivo retomar esta ação”, destaca.
Becker destaca que o estudo regional para tratamento e destinação de resíduos sólidos do Cisvale havia sido contemplado em um edital da Caixa Econômica Federal, porém o contrato não chegou a ser assinado. “Ainda iremos participar de uma reunião com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, para que se encontrem alternativas para avançarmos nesta questão que representa um custo alto aos municípios. Precisamos construir alternativas que sejam ambientalmente corretas e financeiramente viáveis aos nossos municípios”, ressalta o presidente do Cisvale.
Notícias relacionadas
![“Estamos tranquilos quanto à nossa conduta e confiamos que tudo será esclarecido”, diz diretor do Hospital Ana Nery](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-14.21.40-1200x900.jpeg)
“Estamos tranquilos quanto à nossa conduta e confiamos que tudo será esclarecido”, diz diretor do Hospital Ana Nery
Gilberto Gobbi falou sobre a investigação da PF que apura supostos desvios de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares destinadas à casa de saúde
![VÍDEO: Hospital Ana Nery se manifesta após Operação EmendaFest](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-13.44.27-1200x675.jpeg)
VÍDEO: Hospital Ana Nery se manifesta após Operação EmendaFest
Coletiva de imprensa foi realizada no início da tarde desta quinta-feira
![ARAUTO REPÓRTER UNISC 13 de Fevereiro de 2025](https://portalarauto.com.br/wp-content/themes/portalarauto/images/placeholder-arauto.png)
ARAUTO REPÓRTER UNISC 13 de Fevereiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Polícia Federal investiga esquema de desvios de emendas destinadas ao Hospital Ana Nery. ➡️ Secretário de Obras de Santa Cruz destaca intervenções emergenciais no primeiro mês de gestão. ➡️ PROCON apreende produtos…
![Mão de obra prisional será utilizada para produção de casinhas para animais do canil de Santa Cruz](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-13.12.08-1200x900.jpeg)
Mão de obra prisional será utilizada para produção de casinhas para animais do canil de Santa Cruz
Ação vai ser possível através de uma parceria da Secretaria de Bem-Estar Animal e Susepe