Medicação é indicada para adultos e crianças com 13 anos ou mais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do crovalimabe, um anticorpo monoclonal indicado para o tratamento da hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), condição sanguínea rara. A medicação é indicada para pacientes adultos e pediátricos, com 13 anos ou mais, e com peso corporal de pelo menos 40 quilos (kg).
De acordo com a Roche Farma Brasil, fabricante do crovalimabe, trata-se do primeiro tratamento subcutâneo com aplicação rápida de baixo volume e simples administração (a cada quatro semanas) disponível no Brasil.
A HPN afeta cerca de 3,5 mil pessoas no Brasil e 20 mil em todo o mundo. Em pacientes diagnosticados com a doença, os glóbulos vermelhos são destruídos pelo sistema complemento, uma parte do sistema imunológico que atua como primeira linha de defesa contra infecções. O quadro pode causar sintomas que variam desde anemia e fadiga até insuficiência renal e coágulos sanguíneos associados à trombose, principal causa de complicações e óbitos relacionados à HPN.
Quando não tratada, a mortalidade em pacientes com HPN severa é de aproximadamente 35% em cinco anos. “Inibidores de C5, como o crovalimabe, bloqueiam a parte final da cascata do sistema complemento e têm se mostrado uma intervenção eficaz e segura, sendo utilizado por mais de 15 anos como padrão de tratamento”, destacou a Roche.
De acordo com a farmacêutica, o medicamento também está sendo avaliado para o tratamento da síndrome hemolítico-urêmica atípica e da anemia falciforme, dentre outras. O crovalimabe já foi aprovado em países como Japão, Estados Unidos e Reino Unido, além dos Emirados Árabes Unidos e do Catar, para o tratamento de pacientes com HPN.
Notícias relacionadas
AO VIVO: Hospital Ana Nery se manifesta após Operação EmendaFest
Coletiva de imprensa está sendo realizada no início da tarde desta quinta-feira
ARAUTO REPÓRTER UNISC 13 de Fevereiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Polícia Federal investiga esquema de desvios de emendas destinadas ao Hospital Ana Nery. ➡️ Secretário de Obras de Santa Cruz destaca intervenções emergenciais no primeiro mês de gestão. ➡️ PROCON apreende produtos…
Mão de obra prisional será utilizada para produção de casinhas para animais do canil de Santa Cruz
Ação vai ser possível através de uma parceria da Secretaria de Bem-Estar Animal e Susepe
O que se sabe sobre estrutura férrea que será usada para nova ponte entre Candelária e Vale do Sol
Segundo secretário de Administração de Candelária, Jorge Mallmann, projeto apadrinhado pelo senador Luis Carlos Heinze já está na etapa de licenciamento ambiental