Das mais de 6,3 milhões de doses distribuídas, 3,2 foram aplicadas
Um ano após o início da vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), a procura pelo imunizante no país está bem abaixo do esperado. De fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, 6.370.966 doses foram distribuídas. A Rede Nacional de Dados em Saúde, entretanto, indica que apenas 3.205.625 foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo-alvo definido pela pasta.
A faixa etária, de acordo com o ministério, concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois de pessoas idosas, grupo para o qual o imunizante Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, não foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal utilizado pela pasta é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Em comunicado divulgado no ano passado, a Takeda informou a decisão de priorizar o atendimento de pedidos feitos pelo ministério para o fornecimento de doses da Qdenga. De acordo com a nota, o laboratório suspendeu a assinatura de contratos diretos com estados e municípios e limitou o fornecimento da vacina na rede privada, suprindo apenas o quantitativo necessário para que pessoas que tomaram a primeira dose completassem o esquema vacinal com a segunda dose.
“Em linha com o princípio da equidade na saúde, a Takeda está comprometida em apoiar as autoridades de saúde, portanto, seus esforços estão voltados para atender a demanda do Ministério da Saúde, conforme a estratégia vacinal definida pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações que considera faixa etária e regiões para receberem a vacina. Conforme já anunciado, temos garantida a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para o ano de 2025.”
Em 2024, o país registrou a pior epidemia de dengue, com 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes por causa do vírus. Em 2025, o Painel de Monitoramento das Arboviroses já registra 230.191 casos prováveis da doença e 67 mortes confirmadas, além de 278 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência, neste momento, é de 108 casos para cada 100 mil habitantes.
Notícias relacionadas
![Santa Cruz tem novo coordenador municipal da diversidade](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/coordenador-diversidade-scs-1200x900.jpg)
Santa Cruz tem novo coordenador municipal da diversidade
Órgão já confirmou participação em dois eventos que serão realizados neste mês de fevereiro
![O peso invisível do estresse](https://portalarauto.com.br/wp-content/themes/portalarauto/images/placeholder-arauto.png)
O peso invisível do estresse
O que pesa mais: um copo d’água ou a forma como lidamos com ele? Uma psicóloga, em uma palestra sobre estresse, ergueu um copo d’água. Todos esperavam a clássica pergunta: “Está meio cheio ou meio vazio?” Mas, com um sorriso,…
![Existe vida após o parto?](https://portalarauto.com.br/wp-content/themes/portalarauto/images/placeholder-arauto.png)
Existe vida após o parto?
Como é o caminho até a formação de uma vida? E depois? O que vem? Essa crônica versa sobre a vida, sobre a fé e o amor
![Colunista Portal Arauto - Moacir Leopoldo Haeser](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2024/06/Moacir-Haeser-coluna1-600x538.jpg)
Por Moacir Leopoldo Haeser
![Serviços de limpeza urbana são ampliados em Venâncio Aires](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/rocadas-venancio-1200x900.jpg)
Serviços de limpeza urbana são ampliados em Venâncio Aires
Município contratou nova empresa para agilizar os processos