Ação está sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente
Nesta semana, o Secretário do Meio Ambiente e da Pesca de Rio Pardo, Cícero Garcia, acompanhado da equipe técnica da secretaria representada por Técnico em Gestão Ambiental, Lee Reis, e do Biólogo, Gledson Fernando, estiveram realizando uma avaliação técnica da arborização urbana do município. A atividade iniciou nas mudas plantadas recentemente, em 2024, nas ruas Andrade Neves e Almirante Alexandrino.
Nessa primeira etapa foi realizada poda de formação de copa das futuras árvores e limpeza do local junto aos troncos e calçadas, posteriormente ocorrerá a introdução de material orgânico, implantação de tutores e amarras que facilitarão a fixação e crescimento das mudas e irrigação, a elaboração de um plano de irrigação periódica bem como um cronograma de monitoramento semanal para avaliação da necessidade de substituição de exemplares quando necessário.
Em uma segunda etapa, após o período mais crítico do verão, o monitoramento passará a ser realizado nas demais ruas, aplicando os manejos necessários, entre eles o replantio de mudas mortas e substituição de espécies inadequadas para as áreas urbanas, ações estas que estarão sendo contempladas dentro de um Plano de Arborização Urbana que esta sendo construído com a equipe técnica da secretaria.
Segundo Garcia, o objetivo principal da secretaria é arborizar nossas calçadas, praças e futuros parques que estão sendo elaborados, trazendo sombra, segurança para o trânsito e pessoas, proporcionando áreas de lazer e embelezamento de nosso Município.
Notícias relacionadas

Embaixada da Suíça abre o diálogo com cadeia produtiva do tabaco
Reunião em Genebra iniciou a conversa com a representação brasileira, como forma de preparação para a COP-11

Circulação de bicicletas e skates no canteiro central da Avenida do Imigrante divide opiniões
Debate volta a ter destaque após manifestações na tribuna da Câmara de Vereadores nesta semana

Aprovado no Legislativo, programa busca reforçar segurança nas áreas rurais de Santa Cruz
Projeto prevê a instalação de câmeras em pontos estratégicos definidos a partir de estudos técnicos

R$ 5,3 mil em multas de anos anteriores travam uso de carro da Câmara de Vereadores
Presidente Nicole Weber lamentou que pendências de gestões passadas impedem utilização do carro