Visita aconteceu na segunda-feira (3), com acompanhamento da equipe médica e de enfermagem da instituição hospitalar
A recuperação dos pacientes pode ir além dos cuidados médicos. O período de internação hospitalar, quando visto com acolhimento e de forma mais humanizada, ganha outro significado, e a equipe do Hospital Vera Cruz buscou atender ao desejo de uma paciente com um gesto simples, mas transformador. Foi a primeira vez, em 28 anos de história do hospital vera-cruzense, que um paciente recebeu a visita de seu animal de estimação.
Durante a visita matinal da médica infectologista do HVC, Manuela Vaucher, a vovó Anny Schroeder, de 87 anos, moradora do centro de Vera Cruz, compartilhou a saudade que sentia de sua cachorrinha Susy. Com os olhos marejados, a falta que fazia sua fiel companheira de tantos anos foi narrada com emoção, e a idosa revelou que seu maior sonho era poder vê-la e abraçá-la novamente.
A equipe do hospital se sensibilizou e uniu forças com a família para preparar uma surpresa para dona Anny. Com todos os cuidados necessários e seguindo os protocolos do HVC, a família providenciou a carteirinha de vacinação de Susy, e o tão esperado reencontro aconteceu na segunda-feira (3).
Segundo a direção hospitalar, o momento foi mágico. “Assim que viu Susy, os olhos de vovó Anny brilharam como nunca. Entre lágrimas e sorrisos, ela pôde sentir novamente o calor e o amor incondicional de sua companheira de quatro patas”, descreveu. Profissionais da equipe médica e de enfermagem acompanharam tudo de perto, garantindo que a emoção do momento fosse vivida com segurança e serenidade.
A gestora de Desenvolvimento do HVC, Cíntia Genehr, explica que cada caso é um caso, para trazer o animal de estimação ao ambiente hospitalar. A situação apresentada deve primeiramente ser avaliada pela Direção Técnica, Infectologista e Comissão interna de Controle de Infecção Hospitalar. Sempre se levará em conta principalmente as condições clínicas do paciente, além de critérios técnicos envolvendo a saúde do animal de estimação.
“Foi lindo, muito emocionante. O HVC busca surpreender as expectativas de cada cliente, priorizamos o seu bem-estar, e principalmente sua energia espiritual que envolve afeto, esperança e alegria. Esperamos que momentos assim se repitam, pois é muito gratificante para todos”, ressaltou Cíntia. Para a gestora, o reencontro se resume a um instante de amor puro, onde a medicina se encontrou com a sensibilidade, reforçando que o cuidado com a saúde também passa pelo coração.
Notícias relacionadas
Em janeiro, Vera Cruz teve mais de 100 ausências nas consultas em unidades de saúde e especialidades
Especialidades como oftalmologia, por exemplo, registraram 17 faltas no mês, enquanto mais de 500 pessoas aguardam na fila por uma consulta
Gilson Becker assume vice-presidência da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos
Presidente do Cisvale tomou posse na manhã desta quarta-feira (5). Meta é ampliar a relevância dos consórcios e o protagonismo regional na área
Secretaria da Saúde alerta sobre os sintomas causados pelo calor extremo
Populações mais vulneráveis como crianças e idosos são as de maior risco com as altas temperaturas
Reforço na segurança do campus da Uergs em Santa Cruz será pauta de reunião
Estudantes e professores relatam a ocorrência de episódios graves, como tiroteios e casos de estupro na área